XXI ALAM
Resumo:639-2


Poster (Painel)
639-2Impactos de hidrocarbonetos e metais nas comunidades microbianas em matrizes ambientais dos estuários de Santos e Itanhaém, litoral centro-sul do Estado de São Paulo
Autores:Aline Bartelochi Pinto (UNESP-RIO CLARO - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) ; Fernando Carlos Pagnocca (UNESP-RIO CLARO - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) ; Marcelo Antônio Amaro Pinheiro (UNESP-CELP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) ; Ana Júlia Fernandes Cardoso de Oliveira (UNESP-CELP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)

Resumo

Os ambientes costeiros sofrem inúmeras pressões antropogênicas por servirem de cenário ao desenvolvimento de atividades com diferentes níveis de impactos, entre os quais a emissão de poluentes industriais (p. ex., hidrocarbonetos e metais pesados), que podem trazer prejuízo ambiental e à biota local. O presente estudo visa avaliar o impacto que a presença de hidrocarbonetos e metais promove à composição da microbiota em manguezais da Baixada Santista. Amostras de água e sedimento foram coletadas no entremarés de dois sistemas estuarinos do litoral do Estado de São Paulo (Santos e Itanhaém), compreendendo três pontos de coleta/estuário. Os microrganismos (bactérias e cianobactérias) presentes nas amostras foram quantificados por contagem direta sob microscopia de epifluorescência, com base em 20ml de cada amostra previamente fixada em formaldeído 5% (concentração final) e estocadas a 4ºC, até a confecção das lâminas . Em cada ponto amostral foram registrados parâmetros ambientais (temperatura, salinidade e pH) da água e do sedimento, bem como obtidas amostras para a análise de TPH, metais totais e BTEX. O Estuário de Santos evidenciou contaminação crônica por metais pesados e alta contaminação por hidrocarbonetos, decorrente da proximidade do Porto de Santos e Polo Industrial de Cubatão, presentes neste estuário. Tal fato foi correlacionado à elevação da densidade de cianobactérias na água/sedimento deste estuário, sugerindo a utilização dos hidrocarbonetos como fonte de carbono, bem como das bactérias heterotróficas na água, refletindo no aporte de efluentes domésticos. O inverso ocorreu com as densidades de leveduras, mais expressivas para o Estuário de Itanhaém. A maior densidade de leveduras em um ambiente menos impactado contradiz a literatura, estando relacionada à contaminação crônica por metais em Santos que pode ter forte influência na sobrevivência desses micro-organismos visto que estes podem apresentar respostas ao estresse causado por atividades antrópicas. A microbiota estuarina tem sua densidade e composição afetadas por altas concentrações de metais e hidrocarbonetos, com aumento da probabilidade da presença de patógenos em ambientes poluídos por efluentes domésticos e industriais, acarretando risco substancial à saúde pública.


Palavras-chave:  Hidrocarbonetos, Metais pesados, Micro-organismos