XXI ALAM
Resumo:639-1


Poster (Painel)
639-1Influência da contaminação industrial na diversidade de leveduras isoladas de manguezais da Baixada Santista, São Paulo (Brasil)
Autores:Aline Bartelochi Pinto (UNESP-RIO CLARO - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) ; Fernando Carlos Pagnocca (UNESP-RIO CLARO - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) ; Ana Júlia Fernandes Cardoso de Oliveira (UNESP-CELP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)

Resumo

Os ecossistemas costeiros são considerados de grande importância sócio-econômica, política e cultural. Sendo uma região que sofre grande pressão antrópica, a Zona Costeira está sujeita a inúmeros impactos causados por atividades humanas, tais como as atividades portuárias, industriais e de exploração de petróleo. Essas geram impactos por lançar no ambiente diversos poluentes, entre eles os hidrocarbonetos e metais que podem ter efeito deletério na biota local. No ambiente marinho, o compartimento mais afetado em relação a essa contaminação é o sedimento em função dos derivados de petróleo que atingem as águas costeiras possuírem maior densidade, nele se depositando. Atualmente existe uma grande preocupação com os impactos gerados por atividades antrópicas em ecossistemas litorâneos e muitos estudos têm sido feitos em busca de alternativas para avaliação e remediação. Uma delas consiste no uso de micro-organismos tanto como indicadores da contaminação por poluentes quanto para biorremediação. Nesse sentido, o presente estudo buscou avaliar o efeito da contaminação sobre a diversidade de leveduras e isolar e identificar alguns micro-organismos com potencial para utilização em ambientes impactados por petróleo, como é o caso da região do porto de Santos. Amostras de sedimento e água foram coletadas em três pontos distintos nas duas áreas amostrais com análises de parâmetros físico-químicos com pHmetro de campo e refratômetro. O isolamento das leveduras foi feito pela técnica de “spread plate” nos meios de cultura apropriados. A identificação das estirpes isoladas utilizou critérios morfológicos, fisiológicos e moleculares (análise da região D1/D2 do rRNA), enquanto as análises de metais e hidrocarbonetos foram realizadas pelo Laboratório de Análises Corplab. Houve grande diferença entre os parâmetros físico-químicos entre as duas áreas de coleta. O maior número de isolados foi obtido nas amostras de sedimento de Itanhaém que apresentou maior diversidade de espécies. Nas amostras de Santos foi isolada uma espécie patogênica do sistema nervoso central e duas espécies que apresentaram baixa identidade em comparação às informações disponíveis nos bancos de dados sendo espécies ainda não descritas. Observou-se estudo que a microbiota presente no ambiente estuarino tem sua densidade e composição afetada pela presença de metais e hidrocarbonetos provenientes de petróleo. Ainda, o ambiente costeiro possui um elevado potencial para a identificação de novas espécies microbianas com possível utilização como bioindicadoras e em processos de biorremediação. Vale ressaltar que, em ambientes poluídos por efluentes domésticos, existe a probabilidade da presença de patógenos que acarreta em um risco substancial para a saúde pública.


Palavras-chave:  Hidrocarbonetos, Leveduras, Manguezais