XXI ALAM
Resumo:632-1


Poster (Painel)
632-1Alta frequência dos genes hcp e vgrG em bactérias do complexo Burkholderia cepacia isoladas de pacientes com Fibrose Cística
Autores:Robson Souza Leão (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Elizabeth Andrade Marques (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Ana Paula D’alincourt Carvalho- Assef (IOC - FIOCRUZ - Instituto Oswaldo Cruz) ; Carla Carolini Capelini Zuleta (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Kely Cristine Lins Lucheze (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Maria das Graças Luna (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Resumo

A Fibrose Cística (FC) é uma doença hereditária que predispõe a infecções pulmonares crônicas. Pacientes com FC são suscetíveis às infecções por diversas bactérias, incluindo as pertencentes ao complexo Burkholderia cepacia (CBc), que atualmente é constituído por 17 espécies que variam entre si em relação a quadro clínico, frequência, transmissão e mesmo virulência. Dezesseis espécies já foram recuperadas de pacientes com fibrose cística, mas B. cenocepacia e B. multivorans são as espécies predominantes. Alguns clones de B. cenocepacia são mais virulentos e tem sido associados a piores prognósticos clínicos e altas taxas de mortalidade entre os pacientes. Dentre os fatores envolvidos na patogênese, recentemente, foi descrito o Sistema de Secreção do Tipo VI (SST6) encontrado em B. pseudomallei, B. mallei e B. cenocepacia dentre outras bactérias Gram negativas. A proteína Hcp forma um canal para a secreção de moléculas efetoras como as proteínas VgrG, que interagem com a membrana das células eucarióticas. Hcp e VgrG são os principais componentes estruturais do SST6 e, ao mesmo tempo, as principais moléculas efetoras secretadas. Investigamos nas diferentes espécies do CBc a presença dos genes hcp e vgrG detectados em reações de cadia da polimerase (PCR). O genótipo predominante hcp+/vrgG+ foi detectado em 69,5% das 59 cepas isoladas de 17 pacientes com fibrose cística. A presença de hcp e vrgG foi detectada em 100% das cepas de B. multivorans; 93% e 78% das cepas de B. cenocepacia e 62% e 50% das cepas de B. vietnamiensis, respectivamente. Em B. ambifaria 50% das cepas possuem o gene hcp, enquanto nenhuma sequência vgrG foi encontrada. Os resultados sugerem a alta relevância desses genes na patogênese e que sua ocorrência é variável dentre as espécies do Compleso Burkholdia cepacia.


Palavras-chave:  burkholderia cepacia, fibrose cística, hcp, vgrG