XXI ALAM
Resumo:622-3


Poster (Painel)
622-3EFEITO IMUNOMODULADOR DE ISOLADOS POTENCIALMENTE PROBIÓTICOS DE Lactobacillus DE ORIGEM BOVINA EM CAMUNDONGOS GNOTOBIÓTICOS
Autores:Nayara Lane Gomes Oliveira (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Raphael Steinberg Silva (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Maurício Teixeira Lima (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Márcia Helena Campos (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Anderson Miyoshi (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Jacques Robert Nicoli (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Elisabeth Neumann (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Álvaro Cantini Nunes (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo

Probióticos são micro-organismos vivos que quando administrados em doses adequadas conferem benefícios à saúde do hospedeiro. Duas linhagens de Lactobacillus, L. salivarius (L38) e L. acidophilus (L36) isolados previamente de fezes de bezerros, e cujos testes in vitro indicaram potencial probiótico satisfatório tiveram sua capacidade imunomodulatória avaliada neste trabalho através de modelo de monoassociação, em animais isentos de germes. Foram utilizados 3 animais por grupo experimental. Os animais axênicos utilizados receberam por gavagem intragástrica, 108 UFC dos isolados, suspendidos em 0,1 mL de salina. Os animais isentos de germes controle não receberam nenhum inóculo. Após 10 dias da monoassociação os animais foram eutanasiados, sacrificados e todo o trato gastrintestinal removido. Foram coletadas porções de 1cm do terço inicial, medial e distal do intestino delgado, ceco e cólon para obtenção de RNA total. Para quantificação relativa da expressão dos genes codificadores das citocinas, IL5, IL6, IL10, IL12-p40, IL17, INF-γ, TGF-β e TNF-α, nas diferentes porções intestinais, foi empregada a técnica de RT-qPCR. O RNA foi extraído de todas as porções intestinais, utilizando o método do TRIZOL e 1μg de RNA foi empregado na produção de cDNA, que foi amplificado em reação de PCR em tempo real. As quantificações relativas da expressão do mRNA das citocinas, foram determinadas utilizando o método do RQ = 2ΔΔcq, usando como calibrador os dados de expressão do grupo dos animais isentos de germes. Os isolados L36 e L38 não alteraram o padrão de expressão de TGF-β, IL10 e IL12-p40 entre os grupos tratados e controle. Nas porções inicial e medial do intestino a monoassociação com L36 aumentou significativamente (p<0,05) a expressão de TNF-α ao mesmo tempo em que, uma tendência (p>0,05) de aumento foi observada também, nessas mesmas porções, para a expressão de INF-γ. Além disso, a monoassociação com L36 levou ao aumento significativo (p<0,05) da expressão de IL6 e IL17 no terço inicial do intestino e, apenas de IL17, na porção medial do intestino delgado. Esses achados indicam a possibilidade de ativação de respostas TH1 e TH17, na mucosa intestinal, induzidas pela apresentação de antígenos oriundos da presença do isolado L36, que parece ter propriedades pró-inflamatórias e ser um bom candidato à adjuvante imune de vacinas orais.


Palavras-chave:  Lactobacillus, Probióticos, Imunomodulação