XXI ALAM
Resumo:620-3


Poster (Painel)
620-3DETECÇÃO DA ATIVIDADE ENZIMÁTICA DE LIPASE E AMILASE EM FUNGOS FILAMENTOSOS DA ORDEM MUCORALES ISOLADOS DE SOLO DO SEMI-ÁRIDO PERNAMBUCANO.
Autores:Hugo Marques Galindo (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Andressa dos Anjos Lima (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Emanuella Maria da Conceição (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Galba Maria de Campos-takaki (UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco) ; Rosa Maria Nunes Galdinoi (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Luciana de Oliveira Franco (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Marcos Antonio Barbosa de Lima (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Resumo

Os fungos de maneira geral possuem papel importante no meio ambiente, por serem os principais agentes responsáveis pela decomposição da matéria orgânica de origem vegetal. A partir do solo são isolados fungos que podem ser utilizados para as mais diferentes finalidades, como produtores de antibióticos, de enzimas e de várias outras substancias de interesse. Os Mucorales estão inseridos nesse contexto ecológico participando principalmente da decomposição dos açúcares simples na fase inicial de degradação da matéria orgânica e contribuindo para a manutenção da fertilidade do solo. Estes fungos são considerados os únicos representantes de Zygomycetes verdadeiramente sapróbios, de maneira que a maioria pode degradar amido além de proteínas e lipídios, e para além, algumas espécies possuem capacidade de produzir enzimas celulolíticas e quitinolíticas. As enzimas lipase e celulase são encontradas em organismos vegetais e animais, bem como em células de microrganismos como bactérias e fungos, estas enzimas são utilizadas, principalmente na indústria alimentícia para a produção de cervejas, geléias e também na obtenção de glicose livre para as mais variadas aplicações. Neste trabalho foi avaliada a presença de atividade enzimática de lipase e amilase em quinze amostras de fungos da Ordem Mucorales isoladas de solo semi-árido de Pernambuco. Os fungos foram cultivados em meio sólido adicionado de tributirina (1%) ou amido ou como substratos, respectivamente. Os resultados foram avaliados através da detecção e medição dos halos de hidrólise e posteriormente foi calculado o índice enzimático (IE) através do estabelecimento da relação entre o diâmetro médio do halo de degradação e o diâmetro médio da colônia. Dentre os isolados testados, doze amostras foram positivas para a atividade de lipases. Para a atividade enzimática de amilase apenas três amostras foram positivas.


Palavras-chave:  Amilase, Lipase, Semiárido, Mucorales