XXI ALAM
Resumo:614-1


Poster (Painel)
614-1ISOLAMENTO DE LEVEDURAS PERTENCENTES AO COMPLEXO Cryptococcus DE PAPAGAIOS DO GÊNERO Amazona aestiva. NASCIMENTO, D.C.; ORSI, R.B.; NAVARRO, B.S.; AGUIAR, B.V.; CARDOSO, P.H.M.; STEVANATO, W., SOARES, M.C.P.; PERINAZZO, V.K.; PAULA, C. R.
Autores:Diana Costa Nascimento (USP - Universidade de São Paulo) ; Reinaldo Bolognini Orsi (USP - Universidade de São Paulo / UNIP - Universidade Paulista) ; Bianca da Silva Navarro (UNIP - Universidade Paulista) ; Bruno Vinícius de Aguiar (USP - Universidade de São Paulo) ; Pedro Henrique Magalhães Cardoso (USP - Universidade de São Paulo) ; Wanderson Stevanato (USP - Universidade de São Paulo) ; Maria Cecília Pereira Soares (USP - Universidade de São Paulo) ; Vanessa Kummer Perinazzo (USP - Universidade de São Paulo) ; Claudete Rodrigues Paula (USP - Universidade de São Paulo)

Resumo

O gênero Cryptococcus compreende um complexo de leveduras de grande importância médica, apresentando cerca de 70 espécies, sendo a maioria encontrada no ambiente. Pode estar presente em frutos e vegetais em decomposição; ocos de árvores e folhas de eucalipto (E. tereticornis e E. camaldulensis), excrementos de aves, principalmente de pombos. Dentre as espécies não-neoformans e não-gattii, pode-se destacar algumas que vem sendo isoladas de casos clínicos, como C. albidus e C. laurentii, que representam cerca de 80% dos casos. Também tem sido isoladas de casos clínicos espécies como C. humicolus, C. uniguttulatus e C. magnus. Assim, vem sendo notado um crescente interesse na tríade: excretas de aves, população de aves e criptococose humana. Este trabalho teve como objetivo realizar o isolamento de leveduras do complexo Cryptococcus a partir da cloaca e do inglúvio de psitacídeos de um viveiro particular localizado na cidade de Jundiaí. As aves foram anestesiadas, e em seguida foi realizado lavado do inglúvio com soro fisiológico, e coleta de material da cloaca por meio de swab umedecido com solução salina estéril. A suspensão foi inoculada em ágar Sabouraud dextrose com cloranfenicol, de onde foram re-isoladas colônias com aspecto mucoso. Procedeu-se com as colônias mucosas provas bioquímicas: teste da urease, prova da fenoloxidase, assimilação de carboidratos e fontes de nitrogênio, fermentação da dextrose e crescimento em ágar CGB (L-Canavanina, Glicina, Azul de Bromotimol). Dos 40 animais pesquisados, inglúvio e cloaca, um (2,5%) apresentou no inglúvio colônia suspeita de Cryptococcus. Na cloaca dez aves (25%) apresentaram colônias suspeitas. Pelos resultados obtidos, as cepas isoladas foram identificadas como pertencentes ao gênero Cryptococcus. Maiores estudos fenotípicos e genotípicos devem ser realizados para a identificação destas cepas, pois, nem todas as provas bioquímicas são compatíveis com as espécies descritas na literatura. Destaca-se ainda o crescimento fastidioso em vários meios de cultivo. Estes resultados sugerem que também os psitacídeos podem ser uma importante fonte de transmissão de leveduras deste gênero. É possível observar muitos estudos acerca de aves sinantrópicas, contudo, é de extrema necessidade maio número de pesquisas envolvendo aves silvestres e isolamento de leveduras do gênero Cryptococcus.


Palavras-chave:  Amazona aestiva, Aves, Criptococose, Cryptococcus, Leveduras ambientais