XXI ALAM
Resumo:612-1


Poster (Painel)
612-1Aprendizagem baseada em equipe: Relato da aplicação em um curso de Farmácia.
Autores:Marcela Pellegrini Peçanha (UNISO - Universidade de Sorocaba / PUCSP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) ; Sara de Jesus Oliveira (UNISO - Universidade de Sorocaba) ; Edilma Maria de Albuquerque Vasconcelos (UNISO - Universidade de Sorocaba)

Resumo

Hoje os alunos vivenciam a era da conectividade e rapidez da circulação de informações em ambientes virtuais, tendo maior resistência em concentrar-se para longas leituras ou exposições orais, o que exige a constante busca por estratégias que motivem o aluno. A contribuição da pedagogia nos mostra que situações de ensino que colocam os alunos em ação na busca e construção de conhecimento, favorecem a aprendizagem. Nesse sentido, algumas estratégias voltadas a metodologias ativas de aprendizagem vem sendo desenvolvidas, como a Aprendizagem Baseada em Equipe (ABE), que permite o trabalho com grandes grupos, organizados em grupos menores de discussão. A ABE foi utilizada no primeiro semestre letivo de 2012, no curso de Farmácia, de uma universidade comunitária, em Sorocaba, SP, Brasil. A estratégia foi aplicada em uma disciplina teórico-prática que integra as áreas de Microbiologia, Parasitologia e Imunologia, cujo conteúdo básico é abordado anteriormente em disciplinas teóricas específicas de cada área. A turma era composta por 31 alunos, divididos em 9 grupos, que participaram de aulas expositivas, práticas em laboratório e ABE. O preparo para a aprendizagem do assunto abordado pela ABE era realizado a partir de um estudo prévio extraclasse por meio da pesquisa do tema na bibliografia disponível e em artigos científicos selecionados pelos docentes. Os alunos respondiam individualmente questões de múltipla escolha e a seguir cada grupo se reunia, discutia as questões e as respondia a partir de um consenso. A correção era feita com a participação de toda a turma, momento em que o assunto era retomado pelos docentes e era construída uma tabela com a pontuação individual dos participantes e de cada grupo. A análise das médias das pontuações individuais e do grupo, em cada uma das ABE, permitiu verificar que a diferença entre o nível de acerto individual e coletivo das questões, variou de 24,6% a 49,3%. O acompanhamento das atividades evidenciou grande envolvimento e participação dos alunos e os resultados mostraram que apenas a partir da discussão e resolução coletiva das questões, os alunos atingiram aproveitamento acima da média estabelecida pela Instituição. Os resultados obtidos reforçam a importância do trabalho em equipe não só no âmbito da aprendizagem, mas para o desenvolvimento de habilidades interpessoais necessárias à atuação profissional.


Palavras-chave:  Aprendizagem baseada em equipe, Metodologia ativa de aprendizagem, Ensino de Microbiologia