XXI ALAM
Resumo:610-1


Poster (Painel)
610-1PRODUÇÃO DE AMILASES DE INTERESSE BIOTECNOLÓGICO POR LINHAGENS DE LEVEDURA ISOLADAS DE FOLHAS DE PEQUIZEIRO (Caryocar brasiliense)
Autores:Matheus Henrique Reis da Silva (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Odanir Garcia Guerra (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Rony Carlos Barcelos Blini (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Fabio Victor de Jesus Sá (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)

Resumo

O Pequi (Caryocar brasiliense) é uma espécie nativa do Cerrado brasileiro, encontrada ao longo de todo o bioma, tornando o pequizeiro uma árvore de múltiplos valores: ecológico, cultural, gastronômico, medicinal e econômico. O atual interesse em estudar as interações entre linhagens de levedura e plantas tem apresentado grande interesse pelo número de variedades destas linhagens isoladas sendo a maioria com alto potencial de aplicabilidade biotecnológica. A amilase é uma enzima hidrolítica empregada em ampla variedade de processos industriais e muitas linhagens de levedura são capazes de produzir eficientemente esta enzima e, sob o ponto de vista industrial, são particularmente interessantes, por expressarem e excretarem estas enzimas diretamente no meio de cultivo, bem como por apresentar altos níveis de produção, quando comparados a outros microrganismos. Portanto este trabalho teve como objetivo principal isolar e analisar a capacidade de linhagens de levedura associadas às folhas de pequizeiro em produzir enzima amilolíticas. Foram coletadas dez amostras de folhas sendo cinco em regiões remanescentes de Cerrado e cinco em regiões periféricas todas no município de Três Lagoas/MS. Dois gramas de cada amostra em peso de folha foram cultivadas em 100 mL de meio mínimo liquido para leveduras (meio S) e suplementado com amido numa concentração final de meio a 0.5%, por 96h sob agitação de 150 rpm a 28°C. Após o período de incubação cada amostra foi diluída, contada em câmara de Neubauer, plaqueada em triplicata em meio S sólido, para obtenção de aproximadamente 300 colônias por placa e estas foram incubadas em estufa a 28ºC por um período de 120h. Após o crescimento, foram observadas colônias morfologicamente diferentes com produção de halos de amilolise os quais foram observados através de coloração do meio com iodo sublimado. Com as analises ficou evidente a presença de linhagens de levedura isoladas da folha do pequizeiro que produziram algum tipo de amilase expressada e excretada, in vivo, degradando o amido do meio. A partir dos resultados obtidos, percebe-se o grande potencial de algumas destas linhagens de levedura como produtoras de enzimas amilolíticas com possível interesse comercial. Estudos envolvendo a otimização enzimática serão conduzidos, possibilitando sua aplicação em processos industriais/ biotecnológicos economicamente mais competitivos.


Palavras-chave:  amilases, linhagens de levedura, folha de pequizeiro, halos de amilolise