XXI ALAM
Resumo:608-2


Poster (Painel)
608-2A MICOLOGIA FORESENE COMO MÓDULO DE CURSO DE INVERNO PARA TREINAMENTO DE GRADUANDOS DE BIOQUÍMICA PARA SEREM PROFESSORES
Autores:Juliano de Paula Souza (UFSJ - Universidade Federal de São João Del-Rei) ; Thaís Paiva Porto (UFSJ - Universidade Federal de São João Del-Rei) ; Antônio José dos Santos Júnior (UFSJ - Universidade Federal de São João Del-Rei) ; Juliana Teixeira Magalhães (UFSJ - Universidade Federal de São João Del-Rei) ; Maria Emília Soares Martins dos Santos (UFSJ - Universidade Federal de São João Del-Rei) ; José Antônio da Silva (UFSJ - Universidade Federal de São João Del-Rei) ; Paulo Afonso Granjeiro (UFSJ - Universidade Federal de São João Del-Rei)

Resumo

Nas últimas décadas, a revolução econômica tem contribuído para mudanças significativas no cenário global. A velocidade e mobilidade da informação têm fortalecido a competição e aumentou a competitividade através do conhecimento aplicado à ciência e inovação tecnológica. Recentemente, cursos de graduação e pós-graduação inovadores vem surgindo no Brasil e é neste contexto que foi criado, em 2008, o curso de graduação em Bioquímica da UFSJ, com o objetivo de formar pesquisadores e educadores em Bioquímica e Biologia Molecular. Uma das ferramentas utilizadas para desenvolver as habilidades de ensino dos acadêmicos é a participação em uma disciplina optativa que visa desenvolver cursos de inverno, em cinco módulos teóricos e práticos, para estudantes do terceiro ano do ensino médio. O conteúdo da disciplina optativa consiste na escolha, seleção e organização dos temas; preparo do material didático; estabelecimento das estratégias metodológicas, planejamento dos instrumentos de avaliação e, finalmente, como professores, a execução do curso. No ano de 2012 um dos módulos apresentados foi o de Bioquímica Forense, com destaque para a micologia forense e as suas aplicações. Também foi aplicado um questionário sobre o tema com 10 questões fechadas antes e depois do módulo. Participaram do curso 18 estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas de Divinópolis-MG. O nível de acerto das questões antes do módulo foi de 5,3 e após foi de 7,2 e poucos tinham conhecimento do tema. Os alunos do ensino médio deram notas elevadas para o curso e para os estudantes de bioquímica que o executaram. Em conclusão, este curso foi uma ótima experiência tanto para estudantes de bioquímica quanto para os alunos do ensino médio que tiveram uma rara oportunidade de participar de aulas com o enfoque em micologia forense, normalmente não abordados durante a formação básica.


Palavras-chave:  Curso de inverno, Graduandos de Bioquímica, Micologia forense