XXI ALAM
Resumo:596-3


Poster (Painel)
596-3Produção de celulases por Aspergillus tamarii URM4634 a partir de fermentação submersa com resíduos agroindustriais
Autores:José Erick Galindo Gomes (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Talita Camila Evaristo da Silva Nascimento (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Alana Emília Soares França Queiroz (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Anna Carolina da Silva (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Polyanna Nunes Herculano (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Cristina Maria Souza-motta (UFPE - Universidade Federal de Pernanbuco) ; Keila Aparecida Moreira (UAG - Unidade Acadêmica de Garanhuns)

Resumo

As celulases são enzimas responsáveis pela bioconversão de celulose em glicose livre, sendo utilizadas principalmente na indústria de alimentos. A utilização de resíduos agroindustriais associados a micro-organismos, para a produção de enzimas de interesse biotecnológico vem sendo amplamente aplicada, principalmente com o objetivo de reduzir os custos totais do processo produtivo. O objetivo deste estudo foi avaliar as melhores condições para a produção de celulases por Aspergillus tamarii URM4634 no processo de fermentação submersa com extrato de palma forrageira (Opuntia fícus indica L. Mill), entrecasca de mandioca (Manihot esculenta Crantz) e água de maceração do milho. O meio de cultivo utilizado para a esporulação do A. tamarii URM4634 foi o BDA (Batata Dextrose Agar), no qual o mesmo permaneceu por cinco dias a 30 °C e o inóculo foi padronizado a 106 esporos mL-1. Foram produzidos seis sistemas fermentativos em frascos Erlenmeyers de 125 mL de capacidade, contendo 25 mL do meio de fermentação, com variação nas concentrações dos substratos para cada sistema. A fermentação transcorreu por 96 horas, a 30 °C, sob agitação orbital (130 rpm). O extrato enzimático obtido foi utilizado para as análises posteriores. A proteína total foi determinada por método colorimétrico utilizando o corante Comassie Brillant Blue e para a atividade celulolítica total utilizou-se como substrato o papel de filtro (50 mg). O sistema fermentativo que apresentou a maior produção de celulases foi o sistema contendo 5% de palma, 2% de entrecasca de mandioca e 1% de água de maceração do milho, fornecendo consequentemente, as melhores condições de nutrientes para A. tamarii URM4634, apresentando atividade específica de 226,51&#+1775,06 (U mg-1). Portanto, os resíduos agroindustriais utilizados no presente trabalho apresentam um grande potencial biotecnológico para a produção de celulase por A. tamarii URM4634.


Palavras-chave:  Aspergillus tamarii, Celulases, Fermentação Submersa, Produção, Resíduos