XXI ALAM
Resumo:595-3


Poster (Painel)
595-3PRODUÇÃO DE LIPASES FÚNGICAS VIA FERMENTAÇÃO EM ESTADO SÓLIDO DE SUBPRODUTOS DA CADEIA PRODUTIVA DO BIODIESEL DE TUCUMÃ (ASTROCARYUM ACULEATUM G. MEYER
Autores:Nayara de Fátima Lazameth Diniz (INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) ; Silviane Bezerra Pinheiro (UFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; Luciana Aires de Oliveira (UNINORTE - Centro Universitário do Norte) ; Sara Jéssica Teixeira de Andrade (UNINORTE - Centro Universitário do Norte) ; João Vicente Braga de Souza (INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia)

Resumo

INTRODUÇÃO: O aumento do consumo de energia em países em desenvolvimento vem incorporando esse sistema aos habitantes que não tem acesso a serviços de energia moderna. A falta de energia elétrica, sofrida por parte das comunidades da Amazônia, busca-se no biodiesel uma possibilidade de geração de energia, sendo que o tucumã (Astrocaryum aculeatum G. Meyer) apresenta potencial para ser utilizado para obtenção deste combustível. Uma das possibilidades de produção de biodiesel é a transesterificação enzimática mediada por lípases microbiana. O objetivo deste projeto foi avaliar a produção de lípases de Aspergillus A2B1, utilizando a casca de tucumã (A. aculeatum G. Meyer), como substrato através de fermentação em estado sólido e óleo de tucumã como indutor da enzima e um delineamento fatorial para a obtenção de maior atividade da lipase. MATERIAIS E MÉTODOS: O microrganismo foi submetido ao bioprocesso em frascos Erlenmeyers (125 mL) com 17 variáveis de forma significativa, com ponto central nas variáveis 1, 4 e 5 a produção de lipases no que diz respeito ao meio de cultura, à massa do substrato, umidade, concentração do indutor e o tempo mínimo de 24 e máximo 216 horas. Após o período de fermentação, foi feita a extração enzimática para a quantificação da atividade lipásica pelo método titulométrico. DISCUSSÕES DOS RESULTADOS: No bioprocesso, os resultados obtidos utilizando a casca de tucumã como substrato, verificou atividade mínima nos ensaios 1, 2, 4, 7, 9, 11 e 16 apenas 4 U/g de massa seca, sendo que apenas o ensaio 3 apresentou atividade lipásica máxima de 23 U/g de massa seca. Houve também resultados de variáveis que não apresentaram atividade lipásica no experimento. De forma geral, os bioprocessos não produziram quantidades significativas de lípases, quando comparamos com resultados presentes na literatura. CONCLUSÃO: Esse experimento demonstra que os resíduos do tucumã, nas condições experimentais, apresentaram atividade lipásica, porém não significativas. É necessário realizar novos ensaios de otimização que possam ser conclusivos quanto ao potencial dos resíduos.


Palavras-chave:  lipase, fungos, subprodutos do biodiesel de tucumã