XXI ALAM
Resumo:593-2


Poster (Painel)
593-2CARACTERIZAÇÃO FENOTIPICA DE BACTERIAS HETEROTRÓFICAS TOTAIS E NITRIFICANTES CULTIVÁVEIS ATRAVÉS DE MEIOS SEMI- SELETIVOS DE AMOSTRAS DE ÁGUA E SEDIMENTO DO RIO CUIABÁ
Autores:Alexsandra Prudêncio da Silva (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Fernanda Viana da Cunha (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Selma Baia Batista (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Eliana F.g.c.dores (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso)

Resumo

Os ecossistemas existentes na terra são dependentes da ação de microrganismos para seu funcionamento e manutenção, onde realizam atividades indispensáveis das quais todos os organismos superiores dependem, como o seu papel nos ciclos biogeoquímicos, necessários á sustentabilidade da biosfera. No ciclo biológico do nitrogênio, por exemplo, há microrganismos que são capazes de fixar nitrogênio conhecidos como nitrificantes. Assim sendo, o objetivo desse trabalho foi caracterizar microrganismos heterotróficos totais e nitrificantes cultiváveis através de meios semi- seletivos em amostras de água e sedimento do rio Cuiabá. As amostras de agua, foram coletadas em 8 pontos no percurso do rio Cuiabá e 4 pontos para sedimentos, ambas foram feitas em triplicatas e colocadas em recipientes de plástico estéreis e refrigerados. O Processamento das amostras de agua foi feita através de diluição seriada (102 a 104), enquanto o sedimento foi feita uma dissociação utilizando pérolas de vidro, Tween 80 à 0,1% e Pirofosfato de Sódio à 0,1%, posteriormente agitados em sheiker por 20mim., após foi feita diluição seriada em solução salina a 0,85% (105 a 107). As alíquotas foram inoculadas através da técnica de spread plate em meio TSA (Tryptic Soy Agar) para heterotróficos totais, e em meios 79, NFB, JMV para nitrificantes, incubadas em estufa de cultura a 35ºC. De cada meio de cultura, foram selecionadas 20% das bactérias para a caracterização fenotípica, utilizando a técnica morfotintorial de Gram e testes fisiológicos e bioquimicos. Assim sendo, nas amostras de água, foi possível identificar 11 cepas como sendo da família Enterobacteriaceae, uma Vibrionaceae e 4 Neisseriaceae, e os gêneros, Haemophilus sp,Neisseria sp, Comamona sp, Actinobacillus sp e de Micrococcus sp, Eikenella sp ,Acinetobacter sp, Bacteroide sp e Flavobacterium . Nas amostras de sedimentos identificou cinco bactérias pertencente a familia Enterobacteriaceae, uma Vibrionaceae e Pseudomonadaceae, e também os gêneros: Bordetella sp, Comamonas sp, Acinetobacter sp, Pseudomonas sp, Acidaminococcus sp. As análises fenotípicas utilizadas nesse estudo, demonstram que tanto na água quanto no sedimento do rio Cuiabá, parece ter uma grande diversidade microbiana, porém faz-se necessário uma abordagem polifásica para confirmar estes resultados.


Palavras-chave:  Água, Nitrificante, Sedimento