XXI ALAM
Resumo:589-3


Poster (Painel)
589-3Atividade antimicrobiana de biocompostos produzidos por Streptomyces sp. DPUA1573 frente a isolados multirresistentes de mastite bubalina
Autores:Juanize Matias Silva (UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) ; Ellen Leal Clementino (UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) ; Márcia Nieves Carneiro da Cunha (UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) ; Kessia Porfírio da Silva Souza (UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) ; Tatiana Souza Porto (UAG/UFRPE - UNIDADE ACADEMICA DE GARANHUNS/UFRPE) ; Ana Lucia Figueiredo Porto (UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) ; Camila Souza Porto (UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO)

Resumo

A manipulação indiscriminada dos antibióticos com o passar dos anos ocasionou a resistência bacteriana, em destaque para as bactérias do gênero Staphylococcus spp., maior agente etiológico da mastite em búfalas, sendo capazes de produzir β-lactamases, como mecanismo de resistência. Estas enzimas conseguem inativar o anel β-lactâmico dos antibióticos tornando-os inaptos para o tratamento de mastite. Porém sabe-se da existência de inibidores destas enzimas, como o ácido clavulânico, que podem apresentar pouca atividade antimicrobiana isoladamente, mas é utilizado em associação com um antibiótico. Diante desta problemática o objetivo deste trabalho foi produzir um composto antimicrobiano por Streptomyces sp. DPUA 1573 capaz de inativar isolados multirresistentes de mastite bubalina. As cepas de Streptomyces foram crescidas por 48 horas no meio de cultivo ISP2, modificado pela retirada da glicose, após este período inseridas em meio de produção MS2 com diferentes concentrações de soja (0,5; 1,0 e 1,5%) e de glicose (0; 0,5 e 1,0%) sendo agitadas (250 rpm) a 37ºC. A fermentação foi acompanhada até 120 horas e foi avaliada a atividade antimicrobiana, frente à Staphylococcusspp. multirresistentes isolados de mastite bubalina, e produção de ácido clavulânico. A melhor condição obtida para atividade antimicrobiana foi 0,5% de soja e 0% de glicose em 72 horas de produção, ocorreu inibição de 100% destes isolados. Devido a elevada taxa de atividade antimicrobiana, e por se tratar de micro-organismos multirresistentes, suspeitou-se da produção associada de antibiótico e ácido clavulânico. A confirmação da produção do ácido clavulânico ocorreu e a sua produção iniciou em 72 horas de fermentação em todas as condições estudadas, apresentando concentração máxima de 269,84 µg/mL em 96h de fermentação. Com estes resultados comprovam o quão promissor é a cepa Streptomyces sp. DPUA 1573, a qual foi capaz de produzir um composto antimicrobiano associado ao ácido clavulânico, tendo atividade contra micro-organismos multirresistentes.


Palavras-chave:  Multirresistência, Mastite, Antimicrobiano, Ácido clavulânico