XXI ALAM
Resumo:584-2


Prêmio
584-2PERFIL MICROBIOLÓGICO: UTILIZAÇÃO DE JOGO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA
Autores:Luana Machado Barros (UEPA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Yan Corrêa Rodrigues (UEPA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Helen Abdom Gomes (UEPA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Taissa Miki Arai (UEPA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Maysa Oliveira Serrão (UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Higor Araújo Palheta (IESAM - Instituto de Estudos Superiores da) ; Sergei Rodrigo Magalhães Sousa (UEPA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Karla Valéria Batista Lima (UEPA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ / UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)

Resumo

O ensino da Microbiologia restringiu-se às salas de aula de universidades e laboratórios de pesquisa, embora, esteja presente no conteúdo de Ciências Naturais em todos os níveis de ensino. Neste contexto, introduzir os alunos ao mundo microbiano, buscando relacionar questões de saúde, higiene, meio ambiente dentre outros conteúdos tornou-se uma tarefa difícil considerando a carência de metodologias para facilitar o ensino deste tema. O propósito deste trabalho partiu da necessidade de inserir os alunos em situações que favoreçam a compreensão de conteúdos de Microbiologia e do reconhecimento do jogo como material didático. Desenvolveu-se o jogo “Perfil Microbiológico” para ser usado como ferramenta de ensino complementar nas aulas de Biologia do ensino médio ou na graduação, de acordo com o aprofundamento do tema abordado. Tomando por base o jogo “Perfil”,o qual se caracteriza por apresentar dicas que direcionam o participante a descobrir a resposta relacionada aos quatro temas principais (pessoa, ano, lugar, coisa), pensou-se na criação deste jogo educacional. O “Perfil Microbiológico” reúne conhecimento da área de Microbiologia a partir de quatro sub-temas escolhidos: Biologia Molecular de Micro-organismos, Evolução e Sistemática Microbiana, Doenças Microbianas e Princípios Químicos Aplicados a Microbiologia. As informações utilizadas na elaboração das cartas foram coletadas de livros e artigos de Microbiologia. O tabuleiro foi confeccionado a partir do modelo do jogo original “Perfil”. Foram elaboradas 100 cartas, 25 de cada subtema, com dicas para serem sorteadas pelos participantes. O jogador da vez é responsável por expor a todos as dicas ao longo da rodada. Aquele que acertar a resposta andará o número de casas correspondente à quantidade de dicas não reveladas, enquanto que o participante expositor andará o número de casas correspondentes às dicas reveladas. O vencedor será o participante que chegar primeiro a última casa do tabuleiro. A criação de alternativas lúdico-didáticas é importante e se faz eficaz na aprendizagem. Estas ferramentas se sobressaem por estimularem o interesse e criatividade do aluno, o qual assimila o conteúdo de uma forma descontraída e eficiente. Diversos autores observaram que alunos submetidos a atividades com jogos apresentam melhora nas avaliações e na compreensão dos temas estudados, considerando que jogos utilizados como ferramentas educacionais não envolvem apenas sorte ou a simples memorização.


Palavras-chave:  Perfil, Jogo, Ferramenta, Microbiologia