XXI ALAM
Resumo:580-1


Poster (Painel)
580-1Título: Prevalência de Escherichia coli invasoras de células HEp-2 na mucosa intestinal e lúmen de portadores de Doença de Crohn
Autores:Ana Carolina da Silva Santos (UNESP - Instituto de Biociências - UNESP Botucatu) ; Rie Ohara (UNESP - Instituto de Biociências - UNESP Botucatu) ; Josias Rodrigues (UNESP - Instituto de Biociências - UNESP Botucatu)

Resumo

A Doença de Crohn (DC) é um processo inflamatório crônico, que pode acometer qualquer parte do trato gastrointestinal, sendo a região ileocecal a mais atingida. Alguns estudos indicam que a microbiota intestinal tem possível envolvimento com a sua causa e que o número de E. coli que coloniza a mucosa intestinal de portadores da doença é aumentado, sugerindo uma sua possível participação ou decorrência do quadro patológico. Considerando que a invasibilidade de células eucarióticas é um potente desencadeador de processos inflamatórios, este trabalho teve como objetivo a procura, em portadores de DC, de cepas de E. coli com capacidade de invadir células HEp-2. METOLODOGIA A capacidade invasora das bactérias foi avaliada pelo teste de proteção da gentamicina. Foram testadas 36 cepas bacterianas de E. coli provenientes de biópsias intestinais de 10 portadores de DC. O teste foi inicialmente realizado com pools contendo múltiplas cepas de um mesmo material clínico e paciente. Para os pools que apresentaram invasibilidade próxima a da cepa controle (EIEC), as cepas correspondentes foram testadas individualmente. As bactérias foram incubadas sobre monocamadas de células HEp-2, numa multiplicidade de infecção de 100 UFC/célula. Após 3 horas de incubação em Meio Eagle/SFB, a preparação foi lavada com PBS, acrescentado 100μg/ml de gentamicina e incubação adicional de 1 hora. Findo esse tempo, foi feita a lavagem e lise celular, procedendo à contagem de UFC através do cultivo do lisado em ágar nutriente, por uma noite. Os testes foram realizados em triplicata. RESULTADOS Dentre as 36 cepas testadas, apenas uma, que foi isolada do cólon sigmoide, foi invasora (invasibilidade média 10 vezes superior a EIEC). Este resultado mostrou-se diferente dos apresentados na literatura pela baixa prevalência de E. coli invasoras e o tecido em que foi isolada. Dados da literatura dão conta de que portadores de DC têm uma alta prevalência de E. coli invasoras no íleo.


Palavras-chave:  invasibilidade, célula, bactéria, Escherichia