XXI ALAM
Resumo:576-2


Poster (Painel)
576-2INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES DO MEIO SOBRE A DEGRADAÇÃO DO CORANTE RBBR POR FUNGOS ENDOFÍTICOS ISOLADOS DE Coffea arabica (café).
Autores:Josiane Ferreira Pires (UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas) ; Bárbara Cardoso (UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas) ; Amanda Latercia Tranches Dias (UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas)

Resumo

INTRODUÇÃO. Maiores níveis de degradação de compostos tóxicos, como os presentes em efluentes de indústrias têxteis, são obtidos através da seleção correta de microrganismos e estudos das condições favoráveis do meio. Remazol Brilliant Blue R (RBBR) é um corante do tipo antraquinona, a segunda classe mais importante de corantes têxteis. Este corante tem baixa toxicidade para os microrganismos e a sua utilização como um método de rastreio para avaliar a capacidade de degradar xenobióticos é comum. MATERIAIS E MÉTODOS. Foi utilizada uma morfoespécie fúngica isolada de Coffea arabica (café), CO. 11a. Discos de meio de cultura Agar Malte, com os fungo de interesse já crescido por sete dias foram inoculados em placas contendo meio Agar Malte, em Erlenmeyers contendo caldo extrato de Malte e em Erlenmeyers contendo caldo extrato de Malte e raspas madeira, todos acrescidos por uma solução de corante de RBBR e em pH 5. A mensuração da degradação do corante foi feita através da análise da descoloração do meio sólido Agar Malte acrescido com RBBR em placa e, do monitoramento da absorbância a 560 nm, nos meios líquidos. Todos os tratamentos foram realizados em 5 repetições e incubados a 28ºC. RESULTADOS E DISCUSSÃO. O fungo CO. 11a apresentou descoloração do meio sólido Agar Malte em placa, no entanto em meio liquido, apresentou 15,83% da solução de RBBR, com 48h de incubação, na presença de madeira, e na ausência de madeira não houve descoloração do. Uma vez que as condições de temperatura e pH foram iguais entre os tratamentos, podemos inferir que a umidade tenha influenciado na diferença de descoloração entre o meio sólido e os meis líquidos. A umidade é um dos fatores que mais interferem na produção das enzimas do sistema ligninolítico e quando esta é excessiva ocorre diminuição na transferencia de oxigênio e da producão das enzimas pelo sistema. Desse modo, acredita-se que em meio líquido essa produção também possa ser prejudicada. Já a descoloração observada no meio com madeira pode ser atribuída a capacidade de adsorção de corante pela madeira associada a capacidade de degradação apresentada pelo sistema enzimático de CO. 11a. CONCLUSÃO. CO. 11a tem potencial para degradação do corante RBBR, e a adição de madeira em sistemas de tratamento biológico com fungos pode ser uma alternativa para auxiliar na remoção de corantes em efluentes de industrias têxteis e estudos adicionais, realizados pelo nosso grupo de pesquisa, sobre a contribuição do sistema enzimático fúngico no processo de degradação de corantes estão em fase de conclusão. AGRADECIMENTOS. Fapemig e UNIFAL-MG.


Palavras-chave:  Coffea arabica, Descoloração, Fungo endofítico, RBBR, Sistema enzimático