XXI ALAM
Resumo:569-1


Poster (Painel)
569-1DISTRIBUIÇÃO DA CONCENTRAÇÃO INIBITÓRIA MÍNIMA (CIM) DA VANCOMICINA EM AMOSTRAS CINICAS DE STAPHYLOCOCCUS AUREUS NA CIDADE DE RECIFE – BRASIL
Autores:Marcelo M. Antunes (HAM - Hospital Agamenon Magalhães) ; Josineide F. Barros (HAM - Hospital Agamenon Magalhães / HAM - Hospital Agamenon Magalhães) ; Maria Cecília Magalhães (HAM - Hospital Agamenon Magalhães) ; Adelina Vila Bela (HAM - Hospital Agamenon Magalhães) ; Camylla C. Melo (HAM - Hospital Agamenon Magalhães) ; Adriana A. Antunes (HAM - Hospital Agamenon Magalhães)

Resumo

INTRODUÇÃO: Nos últimos anos, as infecções causadas por Staphylococcus aureus no ambiente hospitalar têm demonstrado grande preocupação. O aumento da freqüência de S.aureus resistente à meticilina (MRSA) e a possibilidade do aparecimento de amostras resistentes à vancomicina tornam importante o surgimento de novas drogas com atividade antiestafilocócicas. Estudos recentes têm descrito falhas terapêuticas com o uso de vancomicina para tratamento de infecções causadas por MRSA. Estes relatos estão geralmente associados a maiores concentrações inibitórias mínimas (CIMs) para vancomicina acima de 1 µg/ml. O fenômeno de creep é definido como uma tendência de aumento nas CIMs para isolados clínicos de S.aureus ao longo do tempo. OBJETIVO: Avaliar a distribuição das CIMs da vancomicina em amostras clínicas de Staphylococcus aureus de origem hospitalar na cidade de Recife, Brasil. MATERIAL E MÉTODOS: Foram estudadas 130 amostras clínicas de S. aureus isoladas de pacientes internados em um hospital público de Recife, Brasil, no período de 02 de janeiro de 2011 a 30 de junho de 2012. As amostras foram obtidas de hemoculturas, urina e secreção cirúrgica. Para a identificação foi utilizada metodologia convencional e automatizada (PHOENIX). O perfil de sensibilidade foi realizado por método automatizado e E test, com fitas de vancomicina aplicadas em placas de Agar Mueller Hinton padrão, conforme metodologia preconizada pelo CLSI. (Clinical and Laboratory Standards Institute. RESULTADOS: Todas as amostras foram consideradas sensíveis à vancomicina, com distribuição das seguintes CIMs: 54 (41,5 %) isolados com CIM ≤ 0,5 µg/ml, 6 (4,7 %) isolados com CIM ≤ 1 µg/ml, 67 (51,5 %) isolados com CIM = 1 µg/ml. e 3 (2,3 %) isolados com CIM = 2 µg/ml. As amostras com CIM de 2 µg/ml foram confirmadas pelo método do Etest e o resultado obtido foi semelhante ao do método automatizado. CONCLUSÃO: Estudos recentes de farmacodinâmica e farmacocinética (PK/PD) têm demonstrado que a vancomicina proporciona cobertura inadequada para o tratamento de infecções sistêmicas causadas por MRSA quando a CIM é maior que 1 µg/ml. Nestes casos tem sido preconizado uso de antimicrobiano alternativo vista a toxicidade da droga nas doses que seriam necessárias para se obter o desejado sucesso terapêutico (fenômeno creep). Em nossos estudos foi observada uma baixa freqüência dessas amostras com CIM elevada, quando em comparação com os dados norte-americanos. Concluímos que nos casos de CIM elevadas, deve-se levar em conta a metodologia microbiológica utilizada e sempre realizar a confirmação dos dados com metodologia alternativa.


Palavras-chave:  Staphylococcus aureus, vancomicina, CIM, amostras clínicas