XXI ALAM
Resumo:568-2


Poster (Painel)
568-2VALIDAÇÃO DO MÉTODO PREMI®TEST COM INTRODUÇÃO DE TÉCNICA DE PÓS-TRIAGEM PARA DETECÇÃO DE RESÍDUOS DE ANTIBIÓTICOS EM RINS DE ANIMAIS DE ABATE
Autores:Cristiana Rodrigues de Paiva (LANAGRO/MG - Laboratório Nacional Agropecuário de Minas Gerais / UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Andréa Melo Garcia de Oliveira (LANAGRO/MG - Laboratório Nacional Agropecuário de Minas Gerais) ; Cristiane Gláucia de Oliveira Moraes (LANAGRO/MG - Laboratório Nacional Agropecuário de Minas Gerais) ; Cristina Gonçalves Magalhães (LANAGRO/MG - Laboratório Nacional Agropecuário de Minas Gerais) ; Carolina Kymie Vasques Nonaka (NTO - Laboratório Hermes Pardini - Núcleo Técnico Operacional / LANAGRO/MG - Laboratório Nacional Agropecuário de Minas Gerais) ; Kênia Valéria dos Santos (UFES - Universidade Federal do Espírito Santo) ; Luiz de Macêdo Farias (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Maria Auxiliadora Roque de Carvalho (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo

Premi®Test é um método microbiológico para detecção de resíduos de antibióticos em alimentos e materiais biológicos, e consiste em ampolas contendo ágar nutriente inoculado com Bacillus stearotermophilus e um indicador ácido-base, nas quais as amostras em análise são dispensadas e retiradas por lavagem. O conjunto é incubado a 64°C por três horas e avaliado quanto à cor do ágar. O método foi validado segundo a Decisão CEE/657/2002 e testado para uma técnica de pós-triagem, buscando-se determinar a presença do resíduo e a classe da droga. Analisou-se o fluido tecidual de amostras de rins bovino, suíno, equino e de aves, fortificadas com soluções de β-lactâmicos, macrolídeos, lincosamidas, aminoglicosídeos, tetraciclinas e sulfonamidas. Foram avaliados o limite de detecção do método com 95% de confiança (CCβ); sua seletividade/especificidade, testando-se amostras livres de antibióticos (resultados negativos com taxa de erro < 5%) e sua robustez, variando-se o modo de obtenção do fluido tecidual (prensagem ou exsudação natural) e o tempo de contato das amostras com o ágar antes de serem lavadas das ampolas. Na pós-triagem, utilizaram-se substâncias inibidoras das classes de antibióticos detectadas pelo método, verificando-se a mudança para negativo em amostras originalmente positivas. O método validado foi usado na análise de amostras da rotina do LANAGRO/MG, comparando-se a taxa de positividade com a de amostras que continham antibióticos, detectados por CLAE-EM. O método não foi reativo para tetraciclinas e aminoglicosídeos. β-lactâmicos apresentaram CCβ de 30μg/kg; macrolídeos, 190μg/kg; lincosamidas, 750μg/kg e sulfonamidas, 50μg/kg, todos esses abaixo do Limite Máximo de Resíduos (LMR) estabelecido para as substâncias. O método se mostrou seletivo, além de robusto sob as variações praticadas. Na pós-triagem, amostras fortificadas com β-lactâmicos e sulfonamidas receberam β-lactamase e PABA, respectivamente, e o teste se mostrou eficiente. Das amostras analisadas na rotina, apenas 1,61% foram positivas, sendo 0,46% falso-positivas. Também houve 0,46% de amostras falso-negativas, mas a CLAE-EM revelou concentrações baixas de antibióticos. Conclusão: o Premi®Test é um método prático, rápido, com taxa de erro < 1% e boa resposta a quatro das seis classes de antibióticos avaliadas. Integrado a outros métodos, torna-se plenamente adequado à rotina laboratorial.


Palavras-chave:  resíduos, antibióticos, triagem microbiológica, validação, Premi®Test