XXI ALAM
Resumo:568-1


Poster (Painel)
568-1FAST ANTIMICROBIAL SCREEN TEST (FAST): VALIDAÇÃO E APRIMORAMENTO DO MÉTODO PARA DETECÇÃO DE RESÍDUOS DE ANTIBIÓTICOS EM RINS DE ANIMAIS DESTINADOS AO CONSUMO HUMANO
Autores:Cristiana Rodrigues de Paiva (LANAGRO/MG - Laboratório Nacional Agropecuário de Minas Gerais / UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Andréa Melo Garcia de Oliveira (LANAGRO/MG - Laboratório Nacional Agropecuário de Minas Gerais) ; Cristiane Gláucia de Oliveira Moraes (LANAGRO/MG - Laboratório Nacional Agropecuário de Minas Gerais) ; Carolina Kymie Vasques Nonaka (NTO - Laboratório Hermes Pardini - Núcleo Técnico Operacional / LANAGRO/MG - Laboratório Nacional Agropecuário de Minas Gerais) ; Kênia Valéria dos Santos (UFES - Universidade Federal do Espírito Santo) ; Luiz de Macêdo Farias (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Maria Auxiliadora Roque de Carvalho (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo

O monitoramento de resíduos de antibióticos em animais destinados à alimentação humana é importante para evitar a exposição dos consumidores a concentrações de risco. O método microbiológico FAST (Fast Antimicrobial Screen Test), que detecta esses resíduos em rim animal, é executado inserindo-se um swab numa incisão feita na amostra e colocando-o em placa de ágar Mueller-Hinton com púrpura de bromocresol inoculado com esporos de Bacillus megaterium. Após incubação por 18 horas a 44°C, uma zona de inibição em torno do swab indica presença de algum antimicrobiano, seja um antibiótico ou inibidores naturais (lisozimas) normalmente presentes no rim. O FAST foi validado segundo a Decisão CEE/657/2002, no modo convencional e numa forma adaptada com pré-incubação a 80°C por 10min, para inativação de lisozimas. Amostras de rins bovino, suíno, equino e de aves foram fortificadas com soluções de β-lactâmicos, macrolídeos, aminoglicosídeos e tetraciclinas. Avaliaram-se o limite de detecção do método com 95% de confiança (CCβ); a seletividade/especificidade, testando-se amostras sem drogas (resultados negativos com taxa de erro < 5%); e a robustez, com variação do tipo de swab utilizado. A positividade por este método foi comparada à da rotina do LANAGRO/MG (antibióticos nas amostras detectados por CLAE-EM). O FAST, na forma convencional e na adaptada, só apresentou CCβ abaixo do Limite Máximo de Resíduos (LMR) para as classes de tetraciclinas e aminoglicosídeos, com valores de 500μg/kg e 800μg/kg, respectivamente. As duas formas apresentaram seletividade (menos de 5% de erro), e robustez, mesmo com a variação imposta. A diferença apareceu na taxa de positividade nas amostras de rotina: 49,08% na forma convencional e 23,67% na adaptada, o que atesta a eficiência da pré-incubação na inativação das lisozimas. Porém, nos dois casos a taxa de positivos verdadeiros foi baixa: 1,61% no método convencional e 0,70% no adaptado, que mostrou também 0,93% de falso-negativos, mas com resíduos medidos por CLAE-EM inferiores aos LMRs. Conclusão: o FAST se mostrou apropriado à detecção de tetraciclinas e aminoglicosídeos, podendo ser utilizado como método complementar na rotina laboratorial. Apesar das altas taxas de resultados falso-positivos, permite reduzir pela metade o número de análises por métodos quantitativos dispendiosos, redução esta ainda maior no método adaptado.


Palavras-chave:  resíduos, antibióticos, triagem microbiológica, validação, FAST