XXI ALAM
Resumo:564-3


Poster (Painel)
564-3ATIVIDADE ENZIMÁTICA DE BACTÉRIAS ISOLADAS DE GOIABA (Psidium guajava), MANGA (Mangifera indica) E CASCA DE BANANA (Musa cavendishii)
Autores:Jean Carlos Correia Peres Costa (PUC GOIÁS - Pontifícia Universidade Católica de Goiás) ; Fernando de Souza Vaz (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Maria Isabel Dantas de Siqueira (PUC GOIÁS - Pontifícia Universidade Católica de Goiás)

Resumo

As enzimas são biocatalisadores envolvidos em todos os processos bioquímicos que ocorrem nas células vivas. Sua produção vem crescendo e se destacando dentro das novas tecnologias para síntese de compostos com alto valor agregado. O estudo teve por objetivo isolar, selecionar e determinar atividade amilolítica, celulolítica e pectinolítica de bactérias aeróbias obtidas a partir de goiaba, manga e casca de banana em decomposição e avaliar a viabilidade tecnológica de produção dessas enzimas. Foram selecionados vinte isolados, sendo estes cultivados em meio Czapeck, conservados em glicerol a 50% e mantidos sob temperatura de -20 ºC até o momento de utilização. As bactérias foram inoculadas em meio acrescido de amido, celulose e pectina para avaliação de amilase, celulase total e pectinase, respectivamente e incubadas por 72 horas a 30 ºC. A avaliação enzimática foi determinada com a exibição de uma zona clara ao redor da colônia, indicando a degradação dos compostos acrescidos aos meios de cultura específicos. A atividade enzimática foi determinada através da relação entre o diâmetro médio do halo de degradação e o diâmetro médio da colônia, expresso como índice enzimático (IE). Realizou-se análise estatística dos resultados e observou-se que para a enzima amilase o IE variou de 0,9 a 3,0 (45%), para celulase de 0,9 a 5,0 (40%) e para pectinase de 1,3 a 3,3 (20%). De acordo com a literatura, micro-organismos que mostraram IE≥2,0 são bons produtores de enzimas. Estes resultados sugerem que os isolados bacterianos obtidos são promissores para aplicação biotecnológica, sendo necessário estudos complementares para quantificação e melhores condições para sua produção, uma vez que estudos preliminares mostraram que a produção de enzimas por bactérias são mais eficientes em relação à produção de enzimas realizadas por fungos.


Palavras-chave:  enzimas, atividade enzimática, índice enzimático, bactérias anaeróbias