XXI ALAM
Resumo:557-1


Prêmio
557-1MICROBIOLOGIA AO ALCANCE DOS ALUNOS DE ESCOLAS RURAIS
Autores:João Luiz Zani (UFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; Tony Picoli (UFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; Bárbara Ponzilacqua Silva (UFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; Tainá Thiara Soares Gonçalves (UFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; Patrícia Silveira Vargas (UFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; Samanta da Cunha Ramos (UFPEL - Universidade Federal de Pelotas)

Resumo

A criança, nascida e criada em uma pequena produção familiar agropecuária, onde a propriedade permanece na família durante muitas gerações, cria a ideia de que necessita continuar na mesma atividade dos familiares, e raramente almejam um curso profissionalizante a fim de construir uma carreira. Conhecimentos como produção animal, agricultura e saúde animal e humana não são passados aos alunos na escola de rede pública e, muitas vezes não há incentivo para os alunos almejarem a busca por um curso universitário. A Universidade deve contribuir para o desenvolvimento da sociedade e o seu contato com as crianças podem formar novos sonhos e perspectivas. Este trabalho teve por objetivo despertar o interesse no ambiente universitário em crianças da zona rural. Duzentos e trinta escolares com idade entre 8 e 13 anos, provenientes de escolas rurais foram levados aos laboratórios da Faculdade de Veterinária da UFPel. Foram realizadas 8 visitas com 4 escolas da área rural. As crianças receberam conhecimentos teóricos e tiveram a oportunidade de praticar alguns procedimentos. Dentro do Laboratório de Bacteriologia e Saúde Populacional, as crianças conheceram o mundo das bactérias. Foram discutidos temas como a importância das bactérias, sua presença no nosso cotidiano e os benefícios e malefícios produzidos por elas. Doenças bacterianas de animais e pessoas e maneiras de evitá-las foram discutidas com o público infantil. As crianças conheceram os equipamentos do laboratório, como autoclave, forno de esterilização, estufa bacteriológica, destilador, banco de fluxo laminar e balança de precisão e seus funcionamentos. Os escolares tiveram a oportunidade de semear amostras de leite em meios de cultura, observar culturas já crescidas, realizar coloração de Gram, observar bactérias Gram positivas e negativas ao microscópio, diferenciando sua coloração e morfologia. Após, puderam presenciar testes bioquímicos como reação da catalase e a mudança de cor na fermentação de carboidratos. Todos esses procedimentos foram realizados com o acompanhamento de alunos de graduação e pós-graduação. As crianças demonstraram interesse e puderam relacionar com suas realidades e experiências já vividas. Houve relatos de pessoas que adoeceram e a possível causa ser bacteriana. Algumas crianças demonstraram interesse em cursar o nível superior após conhecer as instalações da universidade. Algumas das carreiras desejadas foram, medicina, medicina veterinária, direito, licenciatura e engenharia. De acordo com interesse observado, conclui-se que o contato das crianças da zona rural com laboratórios universitários é uma forma eficiente de despertar o interesse em saúde pública e no estudo universitário.


Palavras-chave:  microbiologia, escolas rurais, ensino