XXI ALAM
Resumo:550-3


Poster (Painel)
550-3MICRORGANISMOS SOLUBILIZADORES DE FOSFATO, ÁCIDO INDOLBUTÍRICO E COMO RAIZ® NO ENRAIZAMENTO DE MINIESTACAS DE CLONES DE EUCALYPTUS UROGRANDIS I-44
Autores:Moacir Ribeiro Neto (IF GOIANO - Instituto Federal Goiano -Câmpus Rio Verde) ; Antônio Ricardo Almeida Ceribeli (IF GOIANO - Instituto Federal Goiano -Câmpus Rio Verde) ; Edson Luiz Souchie (IF GOIANO - Instituto Federal Goiano -Câmpus Rio Verde) ; Fabiano Guimarães Silva (IF GOIANO - Instituto Federal Goiano -Câmpus Rio Verde) ; Flávia Dionísio Pereira (IF GOIANO - Instituto Federal Goiano -Câmpus Rio Verde)

Resumo

Na produção de mudas de eucalipto, a propagação vegetativa por estaquia é, ainda, a técnica de maior viabilidade econômica para o estabelecimento de plantios clonais, por permitir a multiplicação de genótipos selecionados a baixo custo e em curto período de tempo. A inoculação de microrganismos benéficos em plantas tem sido empregada para maximizar seu desenvolvimento. Dentre os reguladores de crescimento, o ácido indolbutírico (AIB) se destaca quanto ao seu amplo uso para incrementar o enraizamento de miniestacas de eucalipto. Além do AIB, o produto comercial CoMo Raiz®, tem sido amplamente utilizado para incrementar o enraizamento de soja e milho. Objetivou-se comparar a eficácia da inoculação de microrganismos solubilizadores de fosfato, da adição de AIB e de CoMo Raiz®, no enraizamento de miniestacas de clones de Eucalyptus urograndis I-44. Amostras de solo foram coletadas próximo às raízes de plantas de clones de Eucalyptus urograndis I-144, submetidas à técnica de diluição seriada e plaqueamento. Foram escolhidos para inoculação, dois microrganismos que produziram halos de solubilização em meio contendo CaHPO4. Foi também utilizada a dosagem de 4.000 mg de AIB L-1 de água. As miniestacas de eucalipto foram imersas, durante 10 segundos, em uma solução resultante da adição de 3g de CoMo Raiz® L-1 de água. O experimento foi instalado em delineamento inteiramente ao acaso, esquema fatorial, com parcelas subdivididas no tempo (cinco avaliações), sendo seis tratamentos, 10 repetições, totalizando 600 miniestacas. Aos 20, 30, 40, 80 e 120 dias após o transplantio, 10 plantas de cada tratamento foram avaliadas quanto ao número de folhas por planta, altura da parte aérea, matéria fresca de folhas, comprimento das raízes, matéria fresca de raízes, peso de caule e percentual de sobrevivência. O isolado bacteriano MBSF2 se destaca entre os demais tratamentos, na maioria das características analisadas e seu uso pode ser recomendado para incrementar, de forma barata, o enraizamento em viveiro de mudas do clone Eucalyptus urograndis I-144. Os tratamentos com o regulador de crescimento AIB (4.000 mg L-1) e com o produto comercial CoMo Raiz®, proporcionam resultados satisfatórios na maioria das características analisadas.


Palavras-chave:  Miniestaquia, Reflorestamento, Promoção do crescimento vegetal, Microrganismos rizosféricos