XXI ALAM
Resumo:550-2


Poster (Painel)
550-2POPULAÇÃO DE SOLUBILIZADORES E NÃO SOLUBILIZADORES DE FOSFATO DE CÁLCIO, FERRO E ALUMÍNIO EM SOLO RIZOSFÉRICO DE MANGABEIRA
Autores:Juliana Silva Rodrigues Cabral (IF GOIANO - Instituto Federal Goiano -Câmpus Rio Verde) ; Moacir Ribeiro Neto (IF GOIANO - Instituto Federal Goiano -Câmpus Rio Verde) ; Maria Gabriela Almeida Ceribeli (IF GOIANO - Instituto Federal Goiano -Câmpus Rio Verde) ; Flávia Dionísio Pereira (IF GOIANO - Instituto Federal Goiano -Câmpus Rio Verde) ; Edson Luiz Souchie (IF GOIANO - Instituto Federal Goiano -Câmpus Rio Verde) ; Fabiano Guimarães Silva (IF GOIANO - Instituto Federal Goiano -Câmpus Rio Verde)

Resumo

Entre as árvores frutíferas nativas do Cerrado, a mangabeira (Hancornia speciosa Gomes) se destaca como uma das mais promissoras para os programas de exploração sustentável nesse bioma. Seu fruto é apreciado pelas suas características físicas, aroma e sabor, além de ser uma fonte rica em proteínas (1,3 a 3,0%). Os microrganismos solubilizadores de fosfatos (MSF) inorgânicos desempenham importante papel no suprimento de fósforo (P) às plantas e representam porcentagem expressiva do total de microrganismos rizosféricos de várias espécies vegetais. Objetivou-se com esse trabalho avaliar as populações de bactérias e fungos solubilizadores de fosfato de alumínio (AlPO4), cálcio (CaHPO4) e ferro (FePO4) em solo rizosférico de mangabeira (Hancornia speciosa Gomes) e quantificar a solubilização de fosfatos pelos isolados obtidos. Amostras de solo rizosférico de mangaba foram coletadas (10 g de raízes finas com solo aderido) e misturadas em 90 mL de solução salina (0,85%), seguindo o método das diluições sucessivas até 10-5. Em seguida, alíquotas de 200 μL foram transferidas para placas de Petri esterilizadas, contendo os seguintes meios de cultura: GL, adicionado de CaHPO4 (10%) e meio de Gadagi e Sá, suplementado com AlPO4 e FePO4, para avaliação de solubilização dessas fontes fosfatadas. Para cada isolado obtido, em ambos os meios de cultura, foi quantificado o índice de solubilização (IS) em cada fonte fosfatada. Foram obtidos 15 isolados, sendo 12 fúngicos (MC1, MC2, MA1, MA2, MA3, MA4, MA5, MA6, MF1, MF2, MF3 e MF4) e três bacterianos (MF5, MF6 e MF7), escolhidos por diferenças morfológicas, coloração, tamanho das colônias e tamanho de halos. A utilização de meio de cultura contendo FePO4 é a mais indicada para o isolamento de MSF em solo rizosférico de mangaba. Entre os 15 isolados obtidos, apenas sete demonstraram capacidade para solubilizar as três fontes de fosfato utilizadas. Os maiores índices de solubilização para AlPO4, CaHPO4 e FePO4, foram atingidos pelos isolados MF5, MA3 e MA6, respectivamente.


Palavras-chave:  Solubilização biológica de fosfatos, Rizosfera, Promoção do crescimento vegetal