XXI ALAM
Resumo:550-1


Poster (Painel)
550-1INOCULAÇÃO EM TUBOS DE ENSAIO DE MICRORGANISMOS RIZOSFÉRICOS SOLUBILIZADORES DE FOSFATOS PARA PROMOÇÃO DO CRESCIMENTO DE PLÂNTULAS DE MANGABEIRA
Autores:Juliana Silva Rodrigues Cabral (IFGOIANO - INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS RIO VERDE) ; Moacir Ribeiro Neto (IF GOIANO - Instituto Federal Goiano -Câmpus Rio Verde) ; Colemar Antônio José Neto (IF GOIANO - Instituto Federal Goiano -Câmpus Rio Verde) ; Flávia Dionísio Pereira (IF GOIANO - Instituto Federal Goiano -Câmpus Rio Verde) ; Edson Luiz Souchie (IF GOIANO - Instituto Federal Goiano -Câmpus Rio Verde) ; Fabiano Guimarães Silva (IF GOIANO - Instituto Federal Goiano -Câmpus Rio Verde)

Resumo

A mangaba (Hancornia speciosa Gomes) é uma frutífera com grande potencial para exploração econômica, encontrada naturalmente no Brasil, cuja distribuição ocorre em áreas da Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Floresta Amazônica. As rizobactérias promotoras do crescimento de plantas (RPCP) colonizam diferentes órgãos vegetais e exercem efeitos benéficos, podendo promover aumentos na taxa de germinação de sementes, no desenvolvimento de órgãos, na produção de flores e no rendimento das culturas. O uso desses microrganismos durante a micropropagação tem sido recomendado devido seus efeitos benéficos nas plântulas. Objetivou-se com esse trabalho, avaliar a inoculação em tubos de ensaio de diferentes isolados bacterianos e fúngicos rizosféricos solubilizadores de fosfatos no crescimento in vitro de plântulas de mangabeira. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com 15 tratamentos e 15 repetições, cada uma constituída por um tubo de ensaio, totalizando 225 unidades experimentais. Os isolados fúngicos e bacterianos cresceram em meio GL (glicose - 10 g; extrato de levedura - 2 g e ágar - 15 g) e caldo nutriente, respectivamente, por 72h, a 30 ºC sob agitação constante (90 rpm). Posteriormente, foram centrifugados (5.000 rpm), por 10 minutos e o sobrenadante filtrado em filtro esterilizado, em câmara de fluxo vertical. Para cada isolado foi coletado, separadamente, 20 mL-1 do sobrenadante, e adicionado ao meio de cultivo WPM-50%, após sua autoclavagem, em capela de fluxo laminar horizontal. Após a solidificação do meio de cultivo, os segmentos nodais foram inoculados. As plântulas foram avaliadas diariamente e, ao final de 30 dias, avaliadas as seguintes características: comprimento médio da parte aérea, número médio de folhas expandidas, gemas, brotações laterais e porcentagem de enraizamento. O isolado MF4 proporcionou maior comprimento médio da parte aérea e número médio de gemas. Plântulas inoculadas com os isolados MF4 e MA2 tiveram maior número médio de brotações laterais. Já a inoculação dos isolados MF5, MF1 e MA4 não proporcionou formação de brotações. Os isolados não exerceram influência quanto ao número de folhas e porcentagem de enraizamento. O isolado MF4 é o mais promissor para incrementar a formação de plântulas de mangabeira.


Palavras-chave:  Micropropagação, Espécie arbórea, Cerrado, Formação de pomares