XXI ALAM
Resumo:531-1


Poster (Painel)
531-1IMUNOGENICIDADE DE UMA VACINA EXPERIMENTAL CONTRA Neisseria meningitidis SOROGRUPO B BASEADA NA REGIÃO VARIÁVEL 3 DA PROTEÍNA DE MEMBRANA EXTERNA PorA
Autores:Rosane Clementina da Silva Pereira (SBAC - Sociedade Brasileira de Análises Clínicas / UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Alexandre Alves de Souza de Oliveira Dias (FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz) ; Lucimar Gonçalves Milagres (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Ivano de Filippis (FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz)

Resumo

A doença meningocócica causada por Neisseria meningitidis apresenta alta taxa de letalidade, com sequelas neurológicas frequentes atingindo crianças e adultos jovens. No mercado existem vacinas eficazes contra os sorogrupos A, C, W135 e Y, mas não contra o sorogrupo B (MenB). As vacinas atuais anti-MenB são compostas por proteínas da membrana externa (OMPs) e/ou proteínas recombinantes. Entre as OMPs, a porina PorA destaca-se pela sua imunogenicidade. A estrutura secundária de PorA apresenta 8 alças hidrofílicas. As extremidades das alças 1 e 4 possuem regiões com sequências de aminoácidos bastante variáveis (VR1 e VR2). A alça 5 corresponde à VR3 que apresenta menor variabilidade antigênica. O objetivo deste estudo foi avaliar a imunogenicidade de um peptídeo linear com a sequência de aminoácidos da VR3 prevalente no país. Um peptídeo linear correspondente à extremidade da alça 5 da variante 36 da VR3 foi sintetizado (Croma Biotechnologies) e foi conjugado ao mcKLH para administração em 3 doses via intramuscular, em camundongos Suíços, a 100 μg/dose. O Adjuvante de Freund completo foi utilizado na 1ª dose seguido pelo adjuvante incompleto. Um grupo controle negativo foi imunizado com uma vacina polissacarídica C conjugada. A resposta de anticorpos foi avaliada pelo ELISA e Ensaio Bactericida, com soro humano (12.5%) como fonte de complemento. A resposta de IgG às OMPs e de anticorpos bactericidas foram avaliadas utilizando-se uma cepa bacteriana com VR3 homóloga (P2636) e heteróloga (Cu385/83) a VR3 utilizada na vacina. Os resultados indicaram que a resposta de IgG foi ligeiramente maior com a formulação contendo adjuvante, para as duas cepas em estudo. No entanto, nenhum soro obtido após a vacinação apresentou atividade bactericida. Novos peptídeos, cíclicos, estão sendo sintetizados para futuros estudos.


Palavras-chave:  IMUNOGENICIDADE, VACINA, Neisseria meningitidis, PorA