XXI ALAM
Resumo:507-1


Poster (Painel)
507-1AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA PURIFICADA DE FARMÁCIAS DE MANIPULAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL-RN NO ANO DE 2011
Autores:Érica Lira da Silva (LACEN-RN - Laboratório Central Dr. Almino Fernandes) ; Kleyton Thiago Costa de Carvalho (LACEN-RN - Laboratório Central Dr. Almino Fernandes) ; Eliane Cristina Pereira Saturnino (LACEN-RN - Laboratório Central Dr. Almino Fernandes)

Resumo

A água é a matéria-prima mais utilizada na produção de várias formas farmacêuticas, sendo um constituinte da própria formulação e exigindo para tal uma série de especificações físico-químicas e microbiológicas. Além disso, é um insumo de utilização imprescindível para testes laboratoriais e procedimentos de limpeza de equipamentos e utensílios. O objetivo do presente trabalho foi verificar a qualidade microbiológica da água purificada utilizada no preparo de medicamentos e formulações cosméticas em farmácias magistrais da região metropolitana de Natal-RN segundo os parâmetros farmacopéicos de qualidade exigidos. A amostragem da água purificada (obtida por destilação, troca iônica ou osmose reversa) das farmácias de manipulação, totalizou 32 amostras no ano de 2011. As mesmas foram coletadas diretamente da saída do sistema de tratamento, do barrilete ou de outro local de armazenamento. A metodologia de análise utilizada foi a descrita na Farmacopeia Brasileira 5º ed. (2010). Foram analisados os seguintes parâmetros microbiológicos: contagem de bactérias heterotróficas, pesquisa de coliformes totais e termotolerantes e Pseudomonas aeruginosa. Das amostras analisadas, 20% apresentaram resultados insatisfatórios para a contagem de bactérias heterotróficas. Em relação aos demais parâmetros, todas as amostras foram satisfatórias. Das amostras insatisfatórias, 70% foram coletadas de recipiente de armazenamento e não da saída do tratamento. Um dos problemas associados à degradação da qualidade da água e à redução da eficiência dos processos de tratamento é a proliferação de microrganismos em todos os dispositivos utilizados para a armazenagem, transporte, tratamento e distribuição, inclusive da água de alimentação do processo. Caso esses microrganismos não sejam controlados, eles irão se reproduzir e eventualmente causar problemas. De acordo com os resultados obtidos verificou-se que houve não conformidade frente ao controle de qualidade microbiológico, ressaltando a necessidade de maior rigor na produção e qualidade da água purificada produzida e/ou armazenada nesses estabelecimentos farmacêuticos, uma vez que poderá afetar diretamente a qualidade das fórmulas manipuladas e, consequentemente, colocar a saúde dos usuários em risco.


Palavras-chave:  Água purificada, Farmácia de manipulação, Análise microbiológica