XXI ALAM
Resumo:506-1


Poster (Painel)
506-1Qualidade Microbiológica de Bases Galênicas analisadas no Laboratório Central Dr. Almino Fernandes – LACEN/RN no 1° semestre de 2012
Autores:Kleyton Thiago Costa de Carvalho (LACEN/RN - Laboratório Central Dr. Almino Fernandes) ; Érica Lira da Silva (LACEN/RN - Laboratório Central Dr. Almino Fernandes) ; Eliane Cristina Pereira Saturnino (LACEN/RN - Laboratório Central Dr. Almino Fernandes)

Resumo

A qualidade microbiológica de medicamentos e cosméticos constitui um dos atributos essenciais para o seu desempenho adequado, principalmente em relação à segurança, eficácia e aceitabilidade destes produtos. Falha nas medidas preventivas e de controle do processo de fabricação pode resultar em produtos inadequados ao consumo, uma vez que poderão causar danos à saúde, dependendo do tipo do microorganismo presente, da via de administração utilizada e do estado de saúde do usuário do produto. Uma das principais fontes de contaminação microbiana destes produtos são as bases galênicas, que são preparações compostas de uma ou mais matérias-primas destinadas a serem utilizadas como veículo/excipiente de produtos farmacêuticos. A avaliação da qualidade microbiológica destas preparações pode ser usada como um bom indicativo da qualidade dos produtos produzidos. Assim, este trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade microbiológica das bases galênicas analisadas no LACEN/RN entre Janeiro e Junho de 2012. Foram analisadas 05 amostras coletadas em diferentes Farmácias de Manipulação da Região da Grande Natal/RN, segundo métodos descritos na Farmacopéia Brasileira 5° edição (2010): contagem em placas de microrganismos aeróbios e fungos e pesquisa de microrganismos patogênicos Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa, Salmonella spp e Staphylococcus aureus. Das 05 amostras analisadas, apenas 01 apresentou-se insatisfatória nos ensaios de Contagem total de bactérias aeróbias e fungos/ leveduras. Em relação às outras análises, todas as amostras apresentaram resultados satisfatórios. A contaminação microbiana de produtos farmacêuticos pode ser proveniente de várias origens devido à complexidade dos processos de produção e, por isso, todas as etapas devem ser rigorosamente controladas e atender aos regulamentos técnicos estabelecidos. Com base nos resultados, pode-se concluir que ainda há falhas no processo de fabricação e/ou armazenamento das bases galênicas, o que resultará em produtos finais de má qualidade e com risco potencial para o usuário.


Palavras-chave:  Análise Microbiológica, Bases galênicas, Farmácia de Manipulação