XXI ALAM
Resumo:501-1


Poster (Painel)
501-1INVESTIGAÇÃO DE LINHAGENS FÚNGICAS (ISOLADAS DE SOLO AMAZÔNICO) CAPAZES DE UTILIZAR OS COMPONENTES DO PETRÓLEO COMO SUBSTRATO
Autores:Rudyere Nascimento Silva (UEA - Universidade do Estado do Amazonas) ; João Vicente de Souza (INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) ; Érica Simplício de Souza (UEA - Universidade do Estado do Amazonas)

Resumo

INVESTIGAÇÃO DE LINHAGENS FÚNGICAS (ISOLADAS DE SOLO AMAZÔNICO) CAPAZES DE UTILIZAR OS COMPONENTES DO PETRÓLEO COMO SUBSTRATO Rudyere Nascimento Silva¹; João Vicente Braga de Souza²; Érica Simplício de Souza³ Introdução A biorremediação é uma metodologia bem aceita pela opinião pública e muito eficiente na recuperação de ambientes poluídos por hidrocarbonetos porque não afeta o equilíbrio ecológico. Por assimilarem tais substâncias como fonte de carbono e/ou de energia, os microrganismos vêm se apresentando como poderosa alternativa aos métodos convencionais de tratamento, sendo cada vez mais empregados na resolução de problemas ambientais. Os fungos filamentosos possuem características que os tornam bons degradadores: crescimento micelial e secreção de enzimas extracelulares. Além disso, os fungos são capazes de crescer sob condições adversas. O que os torna atraentes objetos de estudo. Tendo em vista o grande potencial biotecnológico da região Amazônica, o objetivo deste trabalho foi verificar a existência de linhagens fúngicas isoladas de solo amazônico capazes de utilizar os componentes do petróleo como substrato e selecionar as linhagens com maior potencial de conversão de petróleo em biomassa. Materiais e Métodos - Coleta de amostras de solos em área de mata na cidade de Manaus; - Diluição sucessiva das amostras e inoculação em placas contendo meio de cultura com petróleo; - Nomear as linhagens de acordo com o local onde foram encontradas e identificar os gêneros; - Seleção de 20 linhagens fúngicas, purificação e conservação; - Os isolados foram submetidos a um bioprocesso em meio líquido. O ensaio foi realizado em Erlenmeyer (125 mL) contendo 37,5 mL de meio de cultivo (MgSO4.7H2O 0,025%; KH2PO4 0,05%; CaCO3 0,5%; extrato de levedura 0,1% e petróleo 2,0%); - A biomassa produzida foi submetida a pesagem a seco em papel de filtro; - Os ensaios foram realizados em duplicata. Discussão dos Resultados Das 20 linhagens estudadas, 14 possuem potencial para degradar frações de petróleo. Os maiores potenciais de conversão de petróleo em biomassa se verificam para os fungos Aer F4, Aer F7, Aer F8 e Inpa F5 com o maior potencial dentre os estudados. Conclusão Portanto, os resultados mostram que o solo amazônico possui linhagens fúngicas capazes de serem utilizadas na biorremediação de ambientes impactados por petróleo.


Palavras-chave:  Amazônia, Biorremediação, Petróleo