XXI ALAM
Resumo:497-3


Poster (Painel)
497-3AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DO FILTRO CERÂMICO TRADICIONAL NA REDUÇÃO DE BACTÉRIAS HETEROTRÓFICAS E Pseudomonas aeruginosa.
Autores:Filipe Magnum Silva dos Santos (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Cyndy Mary de Mello Farias (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Teresa Cristina Domingos da Silva (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Glicia Maria Torres Calazans (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

A água é primordial à vida e é essencial conhecer aspectos sob os quais ela pode trazer alguma nocividade. A presença de bactérias do grupo coliforme em água potável é indicativo de contaminação fecal e a análise quantitativa de bactérias heterotróficas indicador da higiene da água para consumo humano. Entretanto, não existe um indicador ideal ou universal que reúnam todos os requisitos necessários para que se ateste uma boa qualidade da água. Assim, vários autores defendem a pesquisa de bactérias do gênero Pseudomonas aliada à pesquisa de Escherichia coli na água, tendo em vista que Pseudomonas é o gênero mais frequentemente envolvido nas infecções bacterianas em indivíduos imunodeprimidos. Diante do exposto, objetivou-se avaliar a eficiência do filtro cerâmico tradicional na redução de bactérias heterotróficas e Pseudomonas aeruginosa. Foram utilizados quatro filtros cerâmicos nos ensaios onde um foi o controle e os outros receberam diferentes tratamentos, nos quais foram adicionados uma população conhecida de P. aeruginosa, P. aeruginosa e E. coli e enteroparasitas, respectivamente, acompanhados por oito dias. As técnicas utilizadas para a pesquisa de bactérias foram a técnica de tubos múltiplos e contagem de heterotróficos e para a pesquisa de enteroparasitas o método de Faust. Os filtros que foram submetidos as análises de contagem de bactérias heterotróficas mostraram resultados oscilantes, mostrando-se assim ineficientes. Para as análises de P. aeruginosa e E. coli nos filtros aos quais foram adicionados a população conhecida das mesmas os resultados mostraram-se efetivos desde as primeiras filtrações. Quanto à pesquisa de enteroparasitas foi observada a retenção completa das formas transmissíveis de helmintos e protozoários. A eficiência do filtro cerâmico tradicional é efetivo como método auxiliar no tratamento de água para consumo humano, tomando-se como parâmetro a retenção de bactérias potencialmente patogênicas como P. aeruginosa e E. coli, e a retenção completa de formas transmissíveis de Ascaris, Trichuris, Blastocystous, Taenia, Ancylostoma, Giardia, Entamoeba coli e E. histolytica.


Palavras-chave:  Filtração, bactérias heterotróficas, E. coli, P. aeruginosa