XXI ALAM
Resumo:497-2


Poster (Painel)
497-2Caracterização e melhores condições para produção de lipases por Geotrichum candidum URM886 utilizando óleo de andiroba como substrato
Autores:Cyndy Mary de Mello Farias (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Minelli Albuquerque Sousa (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Odacy Camilo de Souza (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Roberta Cruz (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Juliana Silvade Lima (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Vanilla Mergulhão Alves Silva (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Cristina Maria de Souza Motta (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Oliane Maria Correia Magalhães (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

A grande demanda industrial por novas fontes de lípases com diferentes características tem estimulado a busca de novas cepas de microorganismos lipolíticos, principalmente de fungos, e a procura de novas fontes de carbono com o interesse em aperfeiçoar a produção de lípases através de substrato de baixo valor comercial. O objetivo desse estudo foi avaliar as melhores condições para produção de lipases por Geotrichum candidum URM886 utilizando um planejamento fatorial completo 24 e a caracterização parcial da enzima em relação ao efeito e estabilidade ao pH e a temperatura. Para a fermentação foi utilizada cultura de G.candidum URM886 inoculada no centro de placas de Petri contendo BDA, de onde foram retirados discos de 5mm de diâmetro e transferidos para o meio de cultivo. Foram testadas diferentes concentrações de: óleo de andiroba, extrato de levedura, temperatura e pH. Os frascos foram mantidos em agitador orbital a 160 rpm por até 96h. O extrato bruto foi utilizado para determinação da atividade lipolítica. Para estudar o pH ótimo para a atividade da lipase, o extrato bruto foi analisado na faixa de pH 5,0 a 9,0 em diferentes tampões: Citrato- fosfato e Tris-HCL a 37ºC. Para determinar a estabilidade da enzima ao pH o extrato bruto foi pré-incubado nos tampões a diferentes valores de pH a 50ºC por 1 hora. O efeito da temperatura foi testado entre 35 °C e 85 °C à constante pH ótimo. A termoestabilidade da lipase foi avaliada pela incubação da enzima em diferentes temperaturas (entre 30 e 85 °C) por 1 hora. G. candidum URM886 produziu lipase nas seguintes melhores condições de produção: 2 ml de óleo de andiroba, 0,7 g de extrato de levedura, pH 5,0, 36ºC em cultivo líquido submerso em 48 h de incubação com produção total de 14,09 U/ml. Os resultados mostraram que a concentração do óleo de andiroba influencia na quantidade de lipase produzida por G. candidum URM886. A lipase de G. candidum URM886 apresentou melhor atividade em pH 5,0 e 35 ºC. A capacidade da lipase de G. candidum URM886 ser estável em uma ampla faixa de pH (5 – 6,2) e temperatura (30° - 65°C) sugere o uso desta cepa em processos biotecnológicos industriais.


Palavras-chave:  Efeito e estabilidade, Fermentação Submersa, Geotrichum candidum, Lipases