XXI ALAM
Resumo:493-2


Poster (Painel)
493-2PERFIL MICROBIOLÓGICO DAS HEMOCULTURAS E PERFIL DE SUSCETIBILIDADE DOS ISOLADOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO GETÚLIO VARGAS NO ANO DE 2010
Autores:Jaiana Larissa de Morais Cardoso (FCF - UFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; Rose Mary Corrêa Santos (HUGV - Hospital Universitário Getúlio Vargas) ; Karen Regina Carim da Costa (FCF - UFAM - Universidade Federal do Amazonas)

Resumo

As bacteremias constituem uma das principais causas de morbidade e mortalidade no mundo, apesar dos avanços na terapia medicamentosa, nos cuidados de suporte para pacientes hospitalizados e nas técnicas de processamento de hemoculturas. Portanto, o objetivo deste estudo foi traçar o perfil microbiológico das hemoculturas realizadas no laboratório de microbiologia do Hospital Universitário Getúlio Vargas – HUGV no ano de 2010. Foi realizado um estudo observacional, retrospectivo, a partir da análise dos resultados dos exames de hemocultura, arquivados por meio da ficha de controle interno. O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Federal do Amazonas sob o parecer de número 0305.0.115.000-11. Das 1862 culturas realizadas, 531 (28,5%) foram hemoculturas. Destas, 104 (19,6%) apresentaram crescimento microbiano. Na maioria delas (93,3%) foram detectadas bactérias, seguida de leveduras (5,8%) e em uma amostra (0,9%) a cultura foi polimicrobiana. Das 98 bactérias isoladas, 49% foram cocos Gram-positivos e 51% bacilos Gram-negativos (BGN). Entre os Gram-positivos, os mais isolados foram os Staphylococcus coagulase negativos - SCN (27,6%) seguido do S. aureus (17,3%). A maioria dos isolados caracterizados como SCN e dos S. aureus foram resistentes à ampicilina (82,8% e 82,4%), oxacilina (86,2% e 76,5%) e penicilina (79,3% e 70,6%), respectivamente. Todos os isolados de cocos Gram-positivos foram sensíveis à vancomicina. Dos BGN, as enterobactérias (25,5%) foram predominantes, sendo E. coli (6,7%) a mais isolada, seguidas dos não fermentadores (22,2%) e fermentadores oxidase-positivos (2%). A prevalência de Gram-negativos encontrada nesse estudo está de acordo com a observada no estudo SENTRY para a América Latina e Brasil. Um isolado de E. coli e um de Klebsiella pneumoniae, apresentaram resistência do tipo beta-lactamase de espectro estendido (2,0%). Todos os isolados de Pseudomonas aeruginosa foram sensíveis ao meropeném, imipeném e cefepima. O conhecimento das bactérias mais frequentes em hemoculturas e o padrão local do perfil de suscetibilidade aos antimicrobianos são essenciais ao direcionamento da terapia antimicrobiana empírica nos pacientes com bacteremia, contribuindo assim para a redução da mortalidade.


Palavras-chave:  bacteremia, hemocultura, perfil de suscetibilidade