XXI ALAM
Resumo:492-1


Poster (Painel)
492-1Detecção e Diagnóstico Molecular de Streptococcus agalactiae em peixes de criação de estações de piscicultura da Região Norte do Estado do Paraná, Brasil
Autores:Gabriel Marcos Domingues de Souza (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Lucienne Garcia Pretto-giordano (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; André Rocha Barbosa (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Bruno de Oliveira Hidalgo (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; André Luciano Nadal (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Laurival Antônio Vilas-bôas (UEL - Universidade Estadual de Londrina)

Resumo

A criação em larga escala de peixes, alta densidade, excesso de matéria orgânica nos tanques e manejo inadequado, tem acarretado o surgimento de doenças emergentes. Doenças causadas por Streptococcus ssp é um dos problemas sanitários mais importantes encontrados na aquicultura mundial. No Brasil e em outros países da América do Sul, dentro do gênero Streptococcus, S. agalactiae se encontra como grande responsável pelas patogenicidades que acometem tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) e outros peixes de criação, causando grandes perdas na piscicultura. Os diagnósticos utilizados atualmente para detecção e identificação dessa espécie se baseiam nos sinais clínicos, testes bioquímicos e no isolamento microbiológico. A metodologia de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) tem a capacidade de identificar especificamente, com alta sensibilidade e rapidez, S. agalactiae em amostras coletadas de peixes e vem sendo proposto para diagnóstico de diferentes doenças. Esse trabalho realizou a padronização da técnica para rápido diagnóstico da presença deste micro-organismo nas estações de criação de tilápias. O DNA foi obtido de diversas fontes: banco de cepas com 70 amostras de S. agalactiae isoladas de peixes de criação, órgãos como rim e encéfalo, oriundos de 10 peixes infectados experimentalmente e de 50 peixes provenientes das estações de piscicultura da região Norte do Estado do Paraná. Também foram utilizadas amostras de DNA contendo grupos de bactérias relacionadas para validar a especificidade da reação. As amostras de DNA foram testadas na reação de PCR que amplifica uma região específica do DNA ribossomal 16S de S. agalactiae. Os resultados dessa reação foram analisados através de eletroforese em gel de agarose observando a presença ou ausência de banda específica. Observaram-se bandas específicas nas linhagens usadas como referência e identificadas como S. agalactiae e ausência de amplificação nos demais grupos, demonstrando a especificidade de reação. As mesmas condições foram aplicadas às amostras de DNA do banco de estirpes e dos órgãos de S. agalactiae. A amplificação foi positiva para todos os isolados testados e órgãos oriundos dos peixes do experimento e das estações de piscicultura. Estes resultados serão usados como subsídio para implementação do diagnóstico e monitoramento da doença em piscicultura.


Palavras-chave:  S. agalactiae, Tilápias do Nilo, Diagnóstico Molecular