XXI ALAM
Resumo:481-1


Poster (Painel)
481-1Levantamento do Perfil Epidemiológico de Staphylococcus Coagulase-negatico Resistente Novobiocina isolados do Sítio Urinário
Autores:Bruna Gerardon Batista (IESA - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo) ; Gabriel Dickin Caldanha (UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre) ; Thiago Galvão Paim (UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre) ; Gustavo Sambrano (UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre) ; Pedro Alves D'azevedo (UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre)

Resumo

INTRODUÇÃO: o Staphylococcus saprophyticus é a segunda maior causa de Infecção do Trato Urinário (ITU) com prevalência em mulheres jovens sexualmente ativas. O gênero Staphylococcus aumenta gradativamente sua significância clínica devido a seus fatores de virulência estarem relacionados à adesão e à cada vez maiores taxas de resistência a antimicrobianos. OBJETIVOS: levantamento do perfil de susceptibilidade a antimicrobianos e confirmação em nível de espécie de isolados de Staphylococcus coagulase-negativos resistentes a novobiocina (SCoN-novR) a partir de uroculturas. METODOLOGIA: 132 isolados de SCoN-novR foram submetidos a seguintes provas identificação: Gram, catalase, coagulase, urease e produção ácida aeróbica a partir de carboidratos descrito no Manual of Clinical Microbiology. Os resultados do perfil bioquímico foram tabelados e analisados conforme a literatura. O perfil de susceptibilidade foi mensurado pela técnica de Kirby-Bauer (antibiograma por difusão de disco em ágar) para a seguinte seleção de antimicrobianos: norfloxacina, ciprofloxacina, gentamicina, sulfametoxazol-trimetropim, cefoxitina e nitrofurantoína. Os halos de inibição dos antibiogramas foram medidos e interpretados de acordo com as padronizações da literatura classificando os isolados em “Resistentes” (R), “Resistentes Intermediários” (I) e “sensíveis” (S). RESULTADOS E DISCUSSÃO: pela divergência com a literatura, alguns isolados não puderam ser identificados através das provas bioquímicas – considerados atípicos – porém todos foram considerados como S. saprophyticus considerando outros fatores preditivos clínicos e laboratoriais. Os antibiogramas revelaram perfil de resistência a norfloxacina (R=7,6% e I=8,3%), a sulfametoxazol-trimetropim (R=6,8% e I=3,8%), a nitrofurantoína (R=0,8% e I=2,3%), a cefoxitina (I=3,8%) e a ciprofloxacina (R=4,5%); os demais antimicrobianos não obtiveram qualquer tipo de resistência. O método de identificação bioquímica revelou alguns resultados incongruentes com a literatura, logo o método de identificação adotado mostra baixa especificidade de diagnóstico, devendo a identificação em nivel de espécie ser condusida por métodos moleculares. O S. saprophyticus mantém baixas taxas de resistência aos principais antimicrobianos de escolha para tratamento das ITU.


Palavras-chave:  Antimicrobianos, Novobiocina, Resistência, Staphylococcus saprophyticus