XXI ALAM
Resumo:479-1


Poster (Painel)
479-1Enterococcus faecium com atividade bacteriocinogênica contra Listeria monocytogenes em leite in natura da região oeste de Santa Catarina: ocorrência e caracterização bioquímica e molecular.
Autores:Liziane Schittler (UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina) ; Idyanara Wisniewski (UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina) ; Fabiane Dalla Beta (UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina) ; Ana Carolina Baldissera (UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina) ; Luís Augusto Nero (UFV - Universidade Federal de Viçosa) ; Wladimir Padilha da Silva (UFPEL - Universidade Federal de Pelotas)

Resumo

As bactérias ácido lácticas (BAL) são um grupo de micro-organismos que podem estar presentes em diversos alimentos, incluindo o leite in natura, e que apresentam a capacidade de produzir várias substâncias antagonistas com potencial para serem utilizadas na bioconservação de alimentos. Este estudo teve como objetivo isolar e realizar a caracterização bioquímica e molecular de E. faecium, uma BAL que pode ter capacidade bacteriocinogênica, em leite in natura da região oeste de Santa Catarina, Brasil. Dezoito amostras de leite in natura, coletadas em dias diferentes no tanque de recepção de um laticínio foram inoculadas nos ágares de Man, Rogosa e Sharpe (MRS) e M17, incubadas a 25 e 35°C, sob aerobiose e anaerobiose, sendo o primeiro por 72h e o segundo por 48h. Obtiveram-se 478 isolados, Gram-positivos e catalase negativa, os quais foram avaliados quanto a presença de atividade antagonista contra Listeria monocytogenes através do método spot-on-the-lawn, utilizando o ágar Infusão de Cérebro e Coração (BHI) com catalase (BHI+catalase). Os 28 isolados que apresentaram antagonismo contra L. monocytogenes e nos quais a atividade antagonista foi devida a um peptídeo, confirmada pela sensibilidade a pelo menos uma das enzimas testadas (pepsina, α–quimotripsina, proteinase K e tripsina), foram identificados em nível de gênero e espécie através do sistema ViteK®2. Vinte e quatro isolados puderam ser identificados por este sistema, sendo vinte (20) Enterococccus faecium, três (3) Leuconostoc pseudomesenteroides e um (1)E. gallinarum. Entre os 20 isolados identificados bioquimicamente como E. faecium, 16 foram confirmados em nível de gênero por PCR e em nível de espécie através do sequenciamento do gene pheS. Esses 16 isolados foram agrupados por Rep-PCR e avaliados por PCR quanto a presença dos genes das enterocinas A, B, P e L50A/B. Todos os isolados carreavam, pelo menos, um dos genes dessas enterocinas e, apesar de terem gerado quatro diferentes perfis moleculares por Rep-PCR, não houve relação direta entre a presença dos genes das enterocinas e os perfis moleculares. Verifica-se que há ocorrência de isolados de E. faecium com atividade bacteriocinogênica anti-Listeria no leite in natura da região oeste de Santa Catarina, e que, os quais têm grande potencial para serem utilizados como bioconservadores.


Palavras-chave:  Enterococcus faecium, bacteriocinogênica, leite in natura, Listeria monocytogenes, enterocinas