XXI ALAM
Resumo:474-1


Poster (Painel)
474-1Avaliação da solubilidade de fosfato e atividade antimicrobiana por bactérias endofíticas da folha de Anacardium occidentale L.
Autores:Milca Rachel da Costa Ribeiro Lins (UFPE/DA - Universidade Federal de Pernambuco/Depto de Antibióticos) ; Jéssica Martins Fontes (UFPE/CAV - Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico Vitória / UFPE/DA - Universidade Federal de Pernambuco/Depto de Antibióticos) ; Nataliane Marques de Vasconcelos (UFPE/CAV - Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico Vitória / UFPE/DA - Universidade Federal de Pernambuco/Depto de Antibióticos) ; Danilo Mamede da Silva Santos (UFPE/CTG - Universidade Federal de Pernambuco/C.Tecnologia e Geociência) ; Janete Magali de Araújo (UFPE/DA - Universidade Federal de Pernambuco/Depto de Antibióticos) ; Gláucia Manoella de Souza Lima (UFPE/DA - Universidade Federal de Pernambuco/Depto de Antibióticos)

Resumo

Os endófitos têm sido amplamente estudados devido a sua importância na produção de compostos bioativos com aplicação na agricultura. Eles são capazes de estimular o crescimento vegetal através de mecanismos como solubilização de fosfato inorgânico, produção de substâncias antimicrobianas, como também a produção de fitohormônios. Este trabalho teve por objetivo quantificar o fósforo solubilizado, o carbono orgânico total e o nitrogênio total, bem como avaliar a atividade antimicrobiana por bactérias endofíticas da folha do cajueiro. 20 isolados foram anteriormente testados quanto à produção de auxinas e solubilização de fosfato em meio sólido. Quatro linhagens se apresentaram capazes da solubilização e foram submetidas à quantificação. Foram realizados pré-inóculos em TSA 10% e incubados por 24h/30ºC. Em seguida, 1,5x108 UFC/mL de cada amostra foi inoculado em meio líquido NBRIP2 e VERMA2 e incubado por seis dias/30ºC sob agitação constante de 110xg. Após o cultivo os sobrenadantes foram coletados e submetidos ao método do molibdato-vanadato com digestão. A leitura foi realizada no espectrofotômetro num comprimento de onda de 420 nm e foi construída uma curva de calibração com concentrações conhecidas de KH2PO4. As concentrações de carbono orgânico total e nitrogênio total foram obtidas através da técnica de combustão a 680ºC e detector infravermelho não dispersivo (NDIR), e por quimioluminescência, respectivamente. As 20 linhagens também foram submetidas à análise antimicrobiana. Foi empregado o teste de antagonismo direto de camada dupla contra diferentes micro-organismos testes. Todas as análises foram realizadas em triplicata. As concentrações de fósforo solubilizado pelas linhagens variaram entre 62,52-1605,215 mg.L-1. 50% das bactérias solubilizaram o fosfato em maior concentração que o controle positivo utilizado, Pantoea agglomerans, assim no meio NBRIP2, como também 50% no VERMA2. O carbono orgânico total variou entre 1755-3456 mg.L-1 e o nitrogênio total 204,4-243,3 mg.L-1. Não foi observada atividade antimicrobiana pelas linhagens. As bactérias analisadas neste estudo têm potencial para serem utilizadas como biofertilizantes de plantas e/ou promotoras de crescimento vegetal, porém, é necessário mais pesquisas in vivo para confirmar tais características.


Palavras-chave:  Compostos antimicrobianos, Crescimento vegetal, Endofíticos, Fósforo solúvel