XXI ALAM
Resumo:471-1


Poster (Painel)
471-1Otimização de protocolo de diafanização de raízes de plantas medicinais do Pantanal Mato-grossense para observação de estruturas fúngicas e avaliação da colonização.
Autores:Jaqueline Alves Senabio (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Marcos Antônio Soares (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso)

Resumo

Diversos fungos endofíticos vivem no interior de tecidos de plantas de forma simbiótica sem causar danos aparentes ao hospedeiro, propiciando a estes, resistência contra estresses bióticos e abióticos. Estes microrganismos endofíticos possuem diferentes aplicações biotecnológicas, como no uso de programa de controle biológico de fitopatógenos, promotores de crescimento de plantas e representam uma importante fonte em prospecção de produtos naturais. O presente estudo tem como objetivo avaliar diferentes métodos de diafanização e coloração de raízes para identificação e caracterização da interação Fungo-Planta. As espécies analisadas foram escolhidas pelo uso na medicina popular: Hyptis suaveolens (L.) Poit.; Mimosa pellita Humb. e Bompl ex Willd; Scorparia dulcis L.; Senna accidentalis (L.) Link e Senna obtusifolia (L.) Irwin e Barneby. As coletas foram realizadas na rodovia Transpantaneira, na cidade de Poconé/MT, nas coordenadas S 16°´28´ 41.7´´/W 56° 41´ 30.9´´ e S 16° 28´ 45.1´´/W 56°41´22.9´´. As raízes foram lavadas e conservadas em FAA. Variou-se tempo, temperatura e a concentração de KOH no processo de diafanização. Em seguida, as amostras foram neutralizadas com HCl 1% por 12h (overnight) e coradas com azul de tripano 0,05% em banho Maria a 70° C por 15 minutos. Os fragmentos corados foram dispostos em lâminas e cobertos com lamínulas. Utilizou-se microscópio com aumento de 200 e 400x para observação da integridade do tecido vegetal e observação de estruturas fúngicas. Para H.suaveolens e S. dulcis o melhor resultado foi obtido com autoclavagem do material em KOH 2,5% 5 min. e subsequente transferência para nova solução de KOH 2,5% overnight em temperatura ambiente. Para M. pellita e S. accidentalis, os fragmentos foram mantidos em KOH 10% em banho Maria a 90°C por 2h e transferidas para nova solução de KOH 10% por 24 h em temperatura ambiente, sendo necessária a aplicação da solução de NH4OH 0,5% + H2O2 0,5% overnight. As raízes de S. obtusifolia diafanizaram melhor quando autoclavadas por 5 min. em KOH 2,5% e em seguida utilizou-se NH4OH 0,5% + H2O2 0,5% por 3h em temperatura ambiente. Em todas espécies, observou-se colonização de fungos no interior das raízes. Os resultados demonstraram que os protocolos de diafanização variam de acordo com a espécie vegetal e que suas raízes estão associadas com diferentes grupos de fungos. A descrição e frequência das colonizações das raízes pelos grupos de fungos observados estão em andamento.


Palavras-chave:  Diafanização, Fungos endofíticos, Plantas medicinais