XXI ALAM
Resumo:470-2


Poster (Painel)
470-2Aplicação Biotecnológica dos Micro-Organismos: Análise dos Livros Didáticos do Ensino Médio e proposta de jogo didático
Autores:Telma Temóteo dos Santos (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Denise Celeste Godoy de Andrade Rodrigues (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro / UNIFOA - Centro Universitário de Volta Redonda)

Resumo

Um país depende essencialmente do desenvolvimento da ciência para que possa se tornar mais competitivo no cenário mundial. E estudar ciências é um exercício muito além de seguir os textos em um livro didático. Muitos temas são suprimidos nos livros destinados à formação discente. Os micro-organismos há muito tem sido majoritariamente tratados como os vilões da nossa história, não sendo a divulgação dos inúmeros benefícios, a prioridade no sistema de ensino. O presente trabalho teve como objetivo analisar a abordagem nos livros didáticos analisados pelo PNLD direcionados às séries do Ensino Médio, sobre as aplicações biotecnológicas dos micro-organismos. Esse estudo se faz necessário tendo em vista que diversos autores já tem se dedicado em pesquisar sobre o ensino da Microbiologia no ensino formal e as discrepâncias que ocorrem na interface do conhecimento cientifico versus conhecimento popular. Sendo o livro didático ainda o principal instrumento de apoio à prática pedagógica, foram analisadas seis coleções, compostas de volumes únicos e coleções dos três anos do Ensino Médio, de livros didáticos de Biologia oferecidos para escolha dos professores no ano de 2011. A primeira parte desse projeto de pesquisa consistiu na análise da presença e na abordagem do tema “Aplicação biotecnológica dos micro-organismos nos livros didáticos do Ensino Médio”, oferecidos aos professores de Biologia atuantes em um colégio Estadual do município de Resende RJ. Para a realização da análise, foi elaborado um formulário para a verificação dos seguintes pontos: a abordagem do tema Microbiologia, Exercícios e Atividades Complementares, Recursos Gráficos, Manual do Professor.Foi observado que apesar de serem mencionadas as aplicações biotecnológicas, as potencialidades dos micro-organismos não são totalmente explanadas, tendo prioridade o enfoque morfológico, classificatório e médico. A fim de complementar as informações destinadas aos micro-organismos divulgados nos livros didáticos e fornecer uma ferramenta pedagógica ativa, foi elaborado o jogo didático Perfil Microbiológico, baseado no jogo Perfil da Grow, com aplicação para turmas do Ensino Médio. O jogo encontra-se em fase de avaliação, por parte dos professores e dos alunos, em um colégio em Resende RJ.


Palavras-chave:  biotecnologia, ensino, jogo, livro didático, micro-organismo