XXI ALAM
Resumo:462-1


Poster (Painel)
462-1ATIVIDADE INIBITÓRIA DE HETEROPOLIÁCIDOS E COMPOSTOS DE COORDENAÇÃO SOBRE O FUNGO PATOGÊNICO Cryptococcus neoformans.
Autores:Sara Hadass Moreira da Costa Monteiro (UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense) ; Luciana da Silva Mathias (UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense) ; Luis Cesar Passoni (UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense) ; Christiane Fernandes (UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense) ; Olney Vieira da Motta (UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense)

Resumo

A criptococose é uma doença fúngica oportunista, potencialmente fatal, causada pelo fungo Cryptococcus neoformans, podendo afetar o homem e animais. Devido aos fenômenos de resistência e toxicidade das drogas disponíveis para o tratamento, este trabalho tem como objetivo avaliar a atividade biológica de novas moléculas sintéticas chamadas de heteropoliácidos (HPAs) e compostos de coordenação (CCs) e observar por microscopia eletrônica possíveis alterações ultraestruturais após os tratamento. A atividade de 4 HPAs e 15 CCs foi avaliada pelo teste em meio líquido e por difusão em Agar frente a cepas padrão (ATCC56990/ATCC32045) e clínica. Alíquotas de 100 µL do inóculo contidas em caldo Sabouraud (1,8 mL) e 100 µL dos compostos foram incubados a 37ºC para leitura periódica da concentração celular por fotometria. Por difusão em Agar, 50µL dos HPAs e dos CCs (Fe, Zn, Cu, Co) foram depositados em poços de 5mm de diâmetro perfurados em placas com Agar Sabouraud. Após incubação a 37ºC por 24hs as zonas de inibição foram medidas com o paquímetro e comparadas com o controle (itraconazol). As amostras do meio líquido foram analisadas por microscopia eletrônica de varredura e óptica. Os CCs CuBMPA, BSE, CuBSE, CuBSA, CuHBPA, BSA e HBPA apresentaram atividade fungistática quando testados em meio líquido sobre as cepas ATCC32045 e clínica, enquanto que o CCs BMPA foi fungicida. Frente a cepa ATCC56990 os CCs CuBMPA, BMPA, CuHBPA,COH2BP e os HPAs PW12 e PMO12 apresentaram atividade fungicida. Nos tratamentos com compostos onde a atividade foi fungistática notou-se atraso do crescimento em placa, alterações na estrutura da cápsula fúngica e no tamanho celular por MO e MEV. Também foi notado indícios de formação de biofilme por ME de varredura. Por difusão em Agar, os CCs HPCNOL e HBPA apresentaram zona de inibição acima de 10 mm quando comparados com o controle itraconazol. Após serem notados efeitos de diminuição da cápsula fúngica, alteração do tamanho e de parede celular e indícios da formação de biofilme conclui-se que as mesmas apontam o potencial fungicida das substâncias testadas após visualização por microscopia, justificando novas análises e estudos em modelos in vivo. Os compostos testados também apresentaram efeito inibitório sobre o fungo Sporothrix schenckii e a bactéria S. aureus multirresistente à drogas.


Palavras-chave:  Atividade antifúngica, Compostos de coordenação, Cryptococus neoformans, Heteropoliácidos, Resistência