XXI ALAM
Resumo:461-1


Poster (Painel)
461-1Avaliação da resistência da bactéria Pseudomonas aeruginosa e do fungo Candida albicans frente aos extratos vegetais do Cerrado Brasileiro
Autores:Tamara Cristina Novaes de Souza (UCDB - Universidade Católica Dom Bosco) ; Ana Lucia Alves de Arruda (UCDB - Universidade Católica Dom Bosco) ; Ricardo Martins Santos (UCDB - Universidade Católica Dom Bosco) ; Mami Yano (UCDB - Universidade Católica Dom Bosco)

Resumo

Introdução: a necessidade da busca por novos tratamentos para infecções bacterianas é o grande desafio da medicina atual pelo aumento da resistência aos antimicrobianos, que a cada dia vem sendo mais evidente, pois doenças infecciosas continuam a ocupar posição de destaque. Objetivo: avaliar a ação de extratos de plantas do Cerrado como plantas Azadirachta indica, Myracrodruon urundeuva, Piper hemmendorffii e Piper hispidum frente a Pseudomonas aureus e Candida albicans. Métodos: foram utilizados a bactéria Pseudomonas aeruginosa (ATCC 27853) e fungo Candida albicans (ATCC 90028) e partes aéreas de A. indica, M. urundeuva, P. hemmendorffii e P. hispidum coletadas no município de Campo Grande/MS. Em seguida submetido à secagem a 40°C, moído. Foram preparados os extratos metanólicos, em seguida, concentrados em um rotoevaporador. Com alicotas de 2 mg de cada extrato seco, foram preparados diferentes soluções com concentrações de 100%, 75% , 50% e 25%. Cada diluição foi feita em triplicata, na qual impreguinou-se 20 µL em cada disco de papel. Em seguida estes foram colocados em placas de Petri sobre o meio de cultura Muller Hinton semeadas com a bactéria P. aeruginosa e o fungo C. albicans e incubadas por 24 horas, já as placas com o fungo, ficaram incubadas por 188 horas ambos à 36°C para que pudesse observar crescimento do halo de crescimento ao redor do disco. Resultados: Os extratos metanólicos de A. indica, M. urundeuva, P. hemmendorffii e P. hispidum nas quatro concentrações testadas, não apresentaram formação de halo ao redor dos discos. Com isso essas espécies vegetais não possuem eficiência na inibição do crescimento dos microorganismos testados, apesar de estudos feitos nas literaturas consultadas, relatam uma evidente atividade antimicrobiana e antifúngica dos extratos metanólicos de Piper sp, A. indica e M. urundeuva. De modo geral, as folhas têm menor concentração de agentes antimicrobianos que as cascas das plantas. Conclusão: Os resultados obtidos no trabalho realizado mostraram efeito negativo frente aos microrganismos P. aeruginosa e C. albicans, assim há necessidade de mais teste com uma diversidade maior de microrganismo patogênico, pois fatores importantes, como a técnica utilizada, o meio de crescimento, a técnica de extração de uma mesma espécie vegetal, podem alterar o teor de princípios ativos presente nos extratos.


Palavras-chave:  Azadirachta indica, Myracrodruon urundeuva,, Piper hemmendorffii, Piper hispidum