XXI ALAM
Resumo:457-3


Poster (Painel)
457-3Atividade de fosfolipase e morfogênese de isolados clínicos de Candida spp. oriundos da cavidade oral de pacientes transplantados renais.
Autores:Walicyranison Plinio da Silva (UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) ; Vitor Luiz de Brito Lemos (UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) ; Diana Luzia Zuza Alves (UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) ; Mariana Guimarães Diniz (UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) ; Maria Graciela Lecher Faria (UEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ) ; Terezinha Inez Estivalet Svidzinski (UEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ) ; Eveline Pipolo Milan (UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) ; Guilherme Maranhão Chaves (UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE)

Resumo

Uma das principais manifestações orais citadas na literatura em relação aos pacientes transplantados renais é a candidíase oral. Este trabalho objetivou caracterizar a atividade de fosfolipase e morfogênese de 48 isolados clínicos de C. albicans oriundos da cavidade oral de pacientes transplantados renais provenientes das cidades de Natal-RN (38 isolados) e Maringá-PR (10 isolados). As cepas de C. albicans SC5314 e ATCC90028 foram utilizadas como padrão. A atividade de fosfolipase foi determinada através de inoculação de 5 µL de uma suspensão contendo 2x108 células/mL de C. albicans na superfície de placas de Petri contendo Ágar Fosfolipase, subsequentemente incubadas por 72h à 30°C. A produção de fosfolipase foi determinada pela zona de fosfolipase (Pz), através da medida do halo de precipitação observado ao redor das colônias. Para a avaliação da morfogênese, cerca de 106 células/mL de C. albicans foram inoculadas em 5mL de YPD líquido + 20% de Soro Fetal Bovino e incubadas à 37°C, 200 rpm, por 1h e 3h, para avaliar a porcentagem de evaginação lateral e o índice de morfologia, respectivamente. O índice de morfologia (IM) foi determinado através de microscopia óptica, onde valores foram atribuídos às células, indicando blastoconídios (1,2), pseudo-hifas (3) e hifas verdadeiras (4). Não houve diferença entre a expressão dos fatores de virulência comparando-se os isolados dos dois diferentes estados brasileiros. Todos os 50 isolados clínicos de C. albicans apresentaram atividade de fosfolipase, sendo que 55% (11 cepas) apresentaram uma forte produção de fosfolipase (Pz ≥ 0,56), comparáveis aos valores obtidos para SC5314 e 45% (09 cepas) apresentaram de moderada a baixa produção da enzima (0,57 ≤ Pz ≤ 0,99). No tocante à morfogênese, a média de evaginação lateral após 1h de incubação foi de 43,5%. Na avaliação do índice de morfologia, 4% (02 cepas) apresentaram IM entre 1,0 – 1,99; 64% (32 cepas) apresentaram índice de morfologia entre 2,0 – 2,99; e 32% (16 cepas) apresentaram índice de morfologia entre 3,0 – 4,0, indicando que a maioria dos isolados apresentaram pseudo-hifa, como morfologia predominante. Os isolados clínicos de C. albicans oriundos de pacientes transplantados renais são capazes de expressar eficientemente os fatores de virulência, o que poderia explicar em parte o sucesso da infecção neste grupo de pacientes.


Palavras-chave:  Atividade de fosfolipase, Candida albicans, Morfogênese, Transplantados renais