XXI ALAM
Resumo:444-1


Poster (Painel)
444-1Avaliação de novas tecnologias para aplicação na rotina de identificação de micobactérias em laboratório de saúde pública
Autores:Erica Chimara (IAL - Nucleo de Tuberculose e Micobacteriose - Instituto Adolfo Lu) ; Rosangela Siqueira de Oliveira (IAL - Nucleo de Tuberculose e Micobacteriose - Instituto Adolfo Lu) ; Romilda Aparecida Lemes (IAL - Nucleo de Tuberculose e Micobacteriose - Instituto Adolfo Lu) ; Fernanda Cristina dos Santos Simeão (IAL - Nucleo de Tuberculose e Micobacteriose - Instituto Adolfo Lu) ; Andreia Rodrigues de Souza (IAL - Nucleo de Tuberculose e Micobacteriose - Instituto Adolfo Lu) ; Juliana Failde Gallo (IAL - Nucleo de Tuberculose e Micobacteriose - Instituto Adolfo Lu) ; Lucilaine Ferrazoli (IAL - Nucleo de Tuberculose e Micobacteriose - Instituto Adolfo Lu)

Resumo

O gênero Mycobacterium inclui um grande número de patógenos de grande importância em saúde publica como as espécies do complexo M. tuberculosis (CMT) e M. leprae e as espécies denominadas micobactérias não tuberculosas (MNT). O diagnóstico confirmatório das doenças causadas por micobactérias pode ser realizado pelo isolamento e identificação da espécie ou por métodos moleculares. A característica de crescimento lento das micobactérias e as dificuldades na realização da identificação das espécies pelos métodos clássicos são fatores que retardam o diagnóstico e início do tratamento. Por essa razão, há urgência em avaliar novas metodologias capazes de definir rapidamente um diagnóstico correto. Recentemente foram lançados comercialmente testes imunocromatográficos, também chamados de testes rápidos, baseados na detecção do antígeno protéico MPB64, liberado pela maioria das espécies do CMT, com exceção de algumas variantes de M. bovis. O objetivo deste trabalho foi avaliar a sensibilidade, especificidade e acurácia do teste Ag MPT64 (Bioeasy Diagnostica), utilizando como padrão ouro métodos fenotípicos e PRA-hsp65, em diferenciar isolados do CMT das MNT. Foram avaliados consecutivamente todos os isolados de micobactérias em meio de cultura líquida ou sólida, recebidos pelo Núcleo de Tuberculose e Micobacterioses do Instituto Adolfo Lutz no período de 26 de março a 18 de abril de 2012. Os isolados foram submetidos ao teste rápido Ag MPT64 e a identificação por método fenotípico e PRA-hsp65. Foram avaliados 380 isolados, 246 cultivados em meio líquido e 143 em meio sólido. O teste rápido identificou corretamente 373 isolados (303 MTB e 70 MNT), mostrando sensibilidade de 100%, especificidade 92% e acurácia de 98,4%. Estes dados mostram a utilidade deste teste rápido e fácil, e poderá ser empregado em qualquer laboratório que realize cultura para micobactérias, pois não exige equipamentos e permite rápida identificação das culturas positivas de CMT.


Palavras-chave:  micobacteria, identificação, novas tecnologias