XXI ALAM
Resumo:411-2


Poster (Painel)
411-2EFEITO SINÉRGICO DE Psidium guineense (SWARTZ) EM ASSOCIAÇÃO COM ANTIMICROBIANOS FRENTE À Staphylococcus aureus METICILINA RESISTENTE.
Autores:Tiago Gomes Fernandes (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Renata Alexandre Ramos da Silva (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Amanda Rafaela Carneiro de Mesquita (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Paula Caroline de Carvalho Camelo (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Karina Perreli Randau (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Adelisa Alves Franchitti (KSU - Kansas State University) ; Eulália Camelo Pessoa de Azevedo Ximenes (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

Introdução: Staphylococcus aureus meticilina resistente é um importante patógeno nas infecções nosocomiais e um agente etiológico comum de infecções de diferentes tecidos e órgãos. O limitado arsenal terapêutico induziu vários pesquisadores a buscar novas fontes de protótipos ou novas moléculas para infecções multirresistentes. Psidium guineense Swartz (Myrtaceae), é um arbusto nativo que ocorre amplamente por toda a América Tropical. É utilizado na medicina popular, mais precisamente na América do Sul, para o tratamento de infecções gastrintestinais e geniturinárias. Diante deste relato o objetivo deste estudo foi avaliar a atividade antimicrobiana do extrato aquoso de Psidium guineense Swartz (Araçá do campo) frente à amostras clínicas de Staphylococcus aureus, com fenótipo de resistência. Metodologia: A Concentração Inibitória Mínima (CIM) de doze cepas de Staphylococcus aureus, a cinco agentes antimicrobianos (ampicilina, amoxicilina/ácido clavulânico, cefoxtina, ciprofloxacina e meropenem) e ao extrato aquoso de P. guineense foi determinada pelo método microdiluição em placa, de acordo com os padrões do CLSI. As cepas que se mostraram resistentes foram selecionadas para o estudo da interação do extrato aquoso de P. guineense com antimicrobianos que foi realizado pelo método do tabuleiro de xadrez (checkerboard). Os critérios utilizados para avaliar a atividade sinérgica foram definidos pelo Indice da Concentração Inibitória Fracionada (FICI). Resultados: Quatro cepas de S. aureus mostraram-se resistentes a todos os antimicrobianos e todas as cepas de S. aureus foram suscetíveis ao P. guineense. A associação do extrato de P. guineense com os agentes antimicrobianos resultou em uma redução de oito vezes no valor da CIM, e o índice da concentração inibitória fracionada (FICI) variou de 0,125 a 0,5 sugerindo uma interação sinérgica. A associação do extrato aquoso de P. guineense com cefoxitina apresentou os menores valores FICI. Conclusão: Este estudo demonstrou que o extrato aquoso de P. guineense, quando associado aos agentes betalactâmicos, fluoroquinolonas e carbapenêmicos, agem sinergicamente, inibindo cepas multirresistente de S. aureus.


Palavras-chave:  Psidium guineense, Sinergismo, Staphylococcus aureus