XXI ALAM
Resumo:409-3


Poster (Painel)
409-3Avaliação da qualidade microbiológica de embalagens que entram com contato com a boca em dois supermercados da cidade de Niterói-RJ
Autores:Priscila Paula Duboc (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Fernando Luiz Pellegrini Pessoa (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Marco Antônio Lemos Miguel (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Carolina Beres (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

Alguns tipos de alimentos são consumidos diretamente da embalagem, entrando em contato com a boca durante sua ingestão. Essa forma de consumo questiona a qualidade da embalagem e o potencial risco que ela pode oferecer ao consumidor, principalmente por causa da forma como esses alimentos são armazenados nos estabelecimentos comerciais legais ou informais, como as latas de bebidas, copos de água ou sucos a base de xaropes e potes de bebidas lácteas. O objetivo deste estudo é avaliar a qualidade microbiológica de embalagens que entram em contato com a boca. Foram obtidos de forma asséptica latas, copos de sucos a base de xaropes e potes de bebidas lácteas (n=36), de diferentes marcas, em dois mercados na cidade de Niterói-RJ e transportados para análise em caixa isotérmica. As análises microbiológicas foram conduzidas de acordo com o American Public Health Association (APHA). Na região da embalagem que entra em contato com a boca, foi utilizado um swab umedecido em água peptonada tamponada (0,1%), a ponta do swab foi colocada em tubo cônico contendo 10 mL de água peptonada tamponada e agitado por 1 minuto a 2500 rpm. A amostra foi semeada nos meios de cultura APC, EMB, ABD e Baird Parker, para a contagem de bactérias aeróbias mesófilas totais, Gram negativas, bolores e leveduras e estáfilo, respectivamente, e incubadas nas temperaturas adequadas. Das amostras analisadas somente 14% apresentavam contaminação de bactérias aeróbias mesófilas acima de 50 UFC/cm 2, que é o máximo de contaminação permitido pela APHA. 5% das amostras apresentaram contaminação entre 40 e 50 UFC/cm 2, 20% entre 10 e 20 UFC/cm 2 e 61% apresentaram contaminação até 10 UFC/cm 2. Para bolores e leveduras apenas uma amostra se apresentou acima do padrão, 8% ente 10 e 20 UFC/cm 2 e 90% estão abaixo de 10 UFC/cm 2. A ausência de contagens de bactérias gram negativas e estáfilo, assim como o baixo percentual de amostras com contagens acima do padrão permitido pela APHA não condizem com os resultados obtidos por outros autores, porém o número de embalagens coletadas foi baixo, em um único dia e somente dois estabelecimentos foram avaliados. Análises com um maior número de amostras e diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo ambulantes, padarias e restaurantes além dos supermercados, estão em andamento para se ter um perfil melhor da contaminação e da origem da mesma nas embalagens.


Palavras-chave:  Contaminação, Embalagens, Latas