XXI ALAM
Resumo:392-1


Poster (Painel)
392-1Levantamento da diversidade de fungos endofíticos de guaranazeiros (Paullinia cupana H.B.K. var. sorbilis (Mart.) Ducke) do município de Maués/AM em períodos de seca e chuva
Autores:Karen Oliveira (UFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; José Luiz Mendes (UFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; Anne Caroline Tavares (UFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; Pedro Queiroz (UFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; Rozana Galvão (UFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; Ágata Giancoli (UFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; Spartaco Astolfi Filho (UFAM - Universidade Federal do Amazonas)

Resumo

O guaranazeiro (Paullinia cupana var. sorbilis (Sapindaceae)) apresenta grande importância econômica e alimentar para o Brasil, especialmente para a região Amazônica, seu centro de origem. No Estado do Amazonas, a guaranaicultura é praticada em 24 dos 62 municípios, com predominância, em termos de área explorada, nos municípios de Maués, Urucará, Presidente Figueiredo, Iranduba e Nova Olinda do Norte. Os endófitos são microrganismos que habitam o interior de tecidos vegetais sem causar danos aparentes à planta hospedeira. Eles são um novo campo de exploração biotecnológica. Foram mencionados como produtores de antibióticos, anticancerígeno, e, além disso, o controle biológico também têm sido uma de suas aplicações. Sendo assim, estudos com fungos endofíticos são de grande importância científica, tanto para o isolamento de moléculas, como para o estudo dos aspectos ecológicos e evolutivos entre estes e as plantas. O objetivo deste trabalho foi realizar o levantamento da diversidade de fungos endofíticos de guaranazeiros do município de Maués, no Estado do Amazonas, em duas épocas: seca (junho/2010) e chuvosa (março/2011). Foram investigados cinco indivíduos por estação, totalizando dez plantas escolhidas de modo aleatório. As amostras foram processadas no Laboratório Genética de Microrganismos da UFAM, onde o isolamento foi realizado por fragmentação de folhas e pecíolos, inoculando-se seis fragmentos vegetais em placas de Petri contendo meio BDA (Batata – Dextrose - Ágar). Posteriormente, as colônias isoladas foram purificadas e identificadas por métodos clássicos. Foi isolado o total de 263 fungos, sendo 131 de folhas e 132 de pecíolos. Dentre estes, 147 fungos ainda não foram identificados. Nas folhas, o gênero mais frequente foi Pestalotiopsis, seguido de Guignardia, Colletotrichum e Xylaria. Em menor frequência, esteve presente o gênero Aspergillus. Em relação ao pecíolo, os gêneros mais frequentes foram Pestalotiopsis e Xylaria. Outros gêneros que estiveram presentes em menor frequência foram: Colletotrichum, Aspergillus, Penicillium e Trichoderma. Com base nos dados obtidos neste trabalho foi possível observar variação na frequência destes gêneros tanto em relação ao tipo de explante, como em relação à estação de coleta. Os resultados obtidos podem servir de base para estudos posteriores destes endófitos.


Palavras-chave:  diversidade, guaranazeiro, endófitos