XXI ALAM
Resumo:388-1


Poster (Painel)
388-1Avaliação da presença de microrganismos patogênicos através dos laudos de análises microbiológicas relacionadas às investigações de surtos por Doenças Transmitidas por Alimentos, em Goiânia, Goiás.
Autores:Camilla Alves Pereira Rodrigues (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Camila Moura Batista (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Giselle da Silva Freitas (VISA - Departamento de Vigilância Sanitária) ; Ludmilla Felix de Lousa (VISA - Departamento de Vigilância Sanitária) ; Tânia Maria de Souza Agostinho (VISA - Departamento de Vigilância Sanitária)

Resumo

A qualidade dos alimentos é uma das condições essenciais para a promoção e manutenção da saúde. Procedimentos incorretos de manipulação de alimentos podem provocar as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs), definidas pela Organização Mundial de Saúde como "doença de natureza infecciosa ou tóxica causada por, ou através do consumo de alimento ou água”. Este estudo teve como objetivo avaliar a presença de microrganismos patogênicos através dos laudos de análises microbiológicas relacionadas às notificações de surtos por DTAs, em Goiânia, Goiás. A partir dos laudos emitidos pelo Laboratório Central de Goiás foi realizado o levantamento dos surtos ocorridos em Goiânia, no período de julho de 2010 a junho de 2012, provenientes dos processos de notificação de surtos junto à Vigilância Sanitária Municipal (VISA). Foram notificados 62 casos, sendo possível coletar amostras em apenas 53 casos (85%) para realização de análises microbiológicas e relacioná-los aos processos investigatórios de surtos. Destes, 22 apresentaram resultados insatisfatórios (41%), ou seja, foi encontrado pelo menos um microrganismo patogênico. O agente etiológico de maior frequência foi coliformes termotolerante (91%). Os alimentos de maior frequência foram produtos de confeitarias/panificação (36%), refeições (27%), outros (23%) e carnes e peixes crus (14%). Em relação ao local, a maior ocorrência de surtos foi em restaurante (36%), seguida por residência (28%).A falta de conhecimento da população sobre surtos por DTA e do cumprimento da legislação vigente leva a subnotificação dos casos. Neste estudo conclui-se que a alta incidência de coliformes termotolerantes em surtos, indica que a principal fonte de contaminação dos alimentos é de origem fecal, evidenciando a precariedade das Boas Práticas de Manipulação.


Palavras-chave:  Alimento, Intoxicações, Notificações, Surtos