XXI ALAM
Resumo:386-3


Poster (Painel)
386-3Oficinas de Microbiologia para o Ensino Médio: uma contribuição ao processo de ensino-aprendizagem
Autores:Kátia Maria Gomes Machado (UNISANTOS - Universidade Católica de Santos)

Resumo

São muitos os desafios para que o Ensino Médio brasileiro atinja seus objetivos de qualidade e redução dos níveis de evasão, assegurando a contextualização dos conteúdos e das práticas pedagógicas ao universo do jovem trabalhador, preparando-o para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente de profissionais qualificados. Além do seu compromisso com a formação de futuros docentes para a educação básica, o Curso de Ciências Biológicas da UniSantos criou o Programa Biologia em Prática como extensão universitária, visando contribuir com o processo de ensino-aprendizado neste nível de escolaridade. O Programa propicia também a inserção dos licenciandos na realidade da escola pública, pois prevê sua participação como monitores. Apresenta-se aqui a experiência de duas oficinas temáticas de microbiologia, feitas em parceria com a Diretoria de Ensino da Região de Santos. Elas aconteceram em setembro de 2011 nas dependências do Laboratório de Microbiologia, de forma a oferecer espaços diferenciados de aprendizagem daqueles do cotidiano do aluno. Cada oficina teve duração de 100 min., sendo atendidos 55 estudantes da E. E. Diniz Martins, do período noturno. A dinâmica consistiu de apresentação dialogada (fundamentos do mundo microbiano e princípios de segurança no laboratório), seguida de atividade prática, na qual os alunos foram orientados para a preparação de lâminas de bactérias e fungos usando material do seu cotidiano (iogurte e fermento). Ao final, responderam questionário de avaliação, cuja devolutiva foi de 87%. Para 83%, a oficina superou as expectativas em relação aos conteúdos e ao tempo de duração. Foram feitos 18 comentários espontâneos positivos. Nos dias seguintes, tweets expressaram o entusiasmo e satisfação dos alunos com a oportunidade tanto de aprender microbiologia quanto disto ter ocorrido em ambiente diferente da sala de aula. O conteúdo de Biologia do ensino médio foca principalmente o aspecto patogênico dos microrganismos, sendo importante propiciar o contato dos jovens com outros aspectos do mundo microbiano. Estes saberes são imprescindíveis para o entendimento de processos e fenômenos da vida cotidiana e do papel fundamental destes seres vivos na manutenção da vida na Terra, contribuindo com a formação para o pleno exercício da cidadania e enfrentamento dos desafios socioambientais atuais e futuros da nossa civilização.


Palavras-chave:  atividades experimentais, educação básica, ensino de ciências, ensino de microbiologia