XXI ALAM
Resumo:369-2


Poster (Painel)
369-2CARACTERIZAÇÃO DE PARÂMETROS MICROBIOLOGICOS E FÍSICO-QUÍMICOS DA ÁGUA DO RIO GUAMÁ E AFLUENTES, BELÉM, PARÁ, BRASIL
Autores:Elaine Kerolen Araújo Campos (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Noemia Maria José Maia Ramos (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Edicira Pereira da Silva (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Rosildo Santos Paiva (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Karla Tereza Silva Ribeiro (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Valéria Rodrigues de Oliveira (UFPA - Universidade Federal do Pará)

Resumo

O processo de urbanização acelerada dos centros urbanos, de forma geral, tem provocado uma série de problemas nas cidades, entre os quais a contaminação de cursos d'água, comprometendo a qualidade da água utilizada pela população e favorecendo a disseminação de doenças de veiculação hídrica. A degradação destes ambientes tem relevante impacto em cidades que têm como parte de seu ecossistema rios, lagos e igarapés, como a cidade de Belém (Pará), situada no estuário amazônico entre o rio Guamá e a baía do Guajará. Neste contexto, este estudo objetivou avaliar a qualidade da água do rio Guamá, principal manancial de superfície da cidade de Belém, e seus afluentes, através da pesquisa de parâmetros microbiológicos, físicos e químicos da água. O ensaio preliminar foi realizado em período chuvoso, durante as marés vazante e enchente, em quatro pontos de amostragem no rio Guamá, localizado a montante do rio Aurá e a jusante do igarapé do Tucunduba. A qualidade microbiológica foi verificada através da pesquisa dos indicadores sanitários, o grupo coliformes, utilizando a técnica de Fermentação em Tubos Múltiplos, seguindo o isolamento e confirmação bioquímica da presença de Escherichia coli. Os parâmetros abióticos (OD, temperatura e pH) foram determinados in situ, utilizando um equipamento multianalizador. Os dados preliminares revelaram valores máximo de coliformes totais na Foz do Tucunduba (3,7 x 103/100mL) e mínimo na Foz do Aurá (2,3 x 102/100mL). Com relação aos coliformes termotolerantes, foi confirmado 46 isolados de E.coli e desse total 20 isolados (43%) da foz do Tucunduba e 2 isolados (4,3%) procedentes da foz do Aurá. Quanto aos parâmetros físico-químicos obteve-se os seguintes valores médios na enchente e vazante: OD (2,411 e 2,28-1); temperatura (29,2ºC e 28,9°C) e pH (5,5 e 4,7). Entre os pontos de amostragem analisados, foi observado que os pontos próximos à jusante do Tucunduba apresentavam maior contaminação, no entanto, em todos os pontos analisados os valores obtidos excedem o limite permitido para coliforme termotolerante estabelecidos na Resolução No. 357/2005 do CONAMA. A deficiência de saneamento básico da cidade é um dos principais fatores de degradação do rio Guamá e seus afluentes, tornando-se necessário maior investimento em infraestrutura e saneamento, além de práticas educativas, visando a melhoria da saúde da população e do ambiente hídrico da cidade.


Palavras-chave:  Aurá, Belém-Pará, Coliformes, Monitoramento, Tucunduba