XXI ALAM
Resumo:357-4


Poster (Painel)
357-4Abundância de bactérias e diversidade da macrofauna edáfica em cultivo de milho (Zea mays L.) em diferentes distâncias de um fragmento de Cerrado
Autores:Fernando Mantouvane Lanza Souza (UFSJ-CSL - Universidade Federal de São João Del-Rei) ; Juliano de Carvalho Cury (UFSJ-CSL - Universidade Federal de São João Del-Rei)

Resumo

Os ecossistemas naturais mantêm elementos e processos biológicos importantes que podem ser vistos como serviços gratuitos prestados pelo ambiente natural às atividades humanas. A manutenção de um fragmento de mata próximo a um cultivo comercial pode aumentar a abundância de inimigos naturais de pragas da cultura, polinizadores, dentre outros. Pode-se ter uma ideia da intensidade destes benefícios através da medição de alguns parâmetros biológicos que refletem a sua presença no solo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a abundância de bactérias e caracterizar a macrofauna do solo em um cultivo de milho vizinho a um fragmento de mata de Cerrado. Foi testada a hipótese de que quanto mais distante do fragmento de mata a abundância bacteriana e a diversidade da macrofauna edáfica diminui. As amostras foram coletadas em uma lavoura de milho em final de ciclo e na mata de Cerrado adjacente ao longo de 3 transectos paralelos com espaçamento de 50m entre os mesmos. A coleta da macrofauna foi realizada com amarmadilhas tipo pitfall e o solo nos 20 cm superficiais em 4 pontos de cada transecto a partir do fragmento da mata adentrando-se à lavoura: P1: dentro da mata (50 m da lavoura); P2 início da lavoura; P3 e P4: 50 e 100 m dentro da lavoura, respectivamente. No laboratório foram realizados a determinação da umidade do solo e do número de células bacterianas por grama de solo seco pela técnica de diluição e plaqueamento, além da contagem e determinação da ordem dos indivíduos da macrofauna. Considerando a macrofauna, foi possível identificar a presença de 8 ordens. Destas, 7 estavam presentes em P1, 6 em P2 e P3 e 4 em P4. A abundância de indivíduos sem considerar a ordem Hymenoptera (por algumas armadilhas estarem próximas a formigueiros e o número destes indivíduos serem muito elevados) foi de 30 em P1, 40 em P2, 46 em P3 e 22 em P4. O número de bactérias por grama de solo seco foi de 12×105 em P1, 10×104 em P2, 12×105 em P3 e 22×105 em P4. Estes resultados demonstram a influência da mata na lavoura em relação à diversidade de ordens e abundância de indivíduos da macrofauna edáfica, apresentando uma tendência de diminuição no ponto mais distante da mata. A abundância de bactérias foi homogênea entre os pontos, com exceção de P2, que apresentou número de bactérias menor, provavelmente devido à menor influência do efeito rizosférico.


Palavras-chave:  Bacterias, Macrofauna, Milho, Solo