XXI ALAM
Resumo:349-3


Poster (Painel)
349-3Caracterização de cepas de Lactobacillus spp. tolerantes ao ácido clorídrico, bile bovina e sua susceptibilidade aos agentes antimicrobianos
Autores:Lucas Pacheco da Mota Silveira (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Amanda Rafaela Carneiro de Mesquita (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Eulália Azevedo Ximenes (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

Probióticos, segundo a Organização Mundial de Saúde, são micro-organismos vivos que administrados em quantidades adequadas, atribuem diversos benefícios à saúde do hospedeiro humano e/ou animal. Para que um micro-organismo seja considerado como probiótico é necessário que este obedeça a alguns critérios, tais como: ser tolerante à acidez estomacal, à bile e aos antimicrobianos. Diante deste relato, o presente estudo teve por objetivo verificar o perfil de sensibilidade de duas linhagens do gênero Lactobacillus spp. (Lb 1 e Lb 2), isoladas dos grãos de kefir do leite à acidez, à bile e aos antimicrobianos. Os lactobacilos foram isolados a partir dos grãos de kefir após sucessivos repiques em meio Man Rogosa and Sharpe (MRS). Foram realizados testes bioquímicos para identificação ao nível de gênero. A tolerância da cultura dos lactobacilos, previamente padronizada em 109 UFC/mL, foi avaliada em meio líquido MRS acidificado com solução de HCl 0,1N (pH 2,0; 3,0; e 4,0) e bile bovina (0,25; 0,5; 1,0% p/v). Após quatro horas de exposição às condições descritas, a viabilidade celular foi determinada e expressa em Unidade Formadoras de Colônia por mililitro (UFC/mL). Também, foi avaliada a susceptibilidade das culturas dos dois lactobacilos a 14 antimicrobianos utilizados. As linhagens de Lactobacillus spp. Lb 1 e Lb 2 foram tolerantes a acidez e às concentrações de 0,25 e 0,5% de bile. Uma redução de 1 log10 UFC/mL na viabilidade celular de ambas as linhagens após exposição à bile na concentração 1% p/v foi obsevada. Os lactobacilos apresentaram resistência a quatro antimicrobianos (Bacitracina 0,04UI, Vancomicina 30μg, Ciprofloxacino 5μg e Estreptomicina 300μg) e sensibilidade aos demais. Diante destes resultados estas linhagens de lactobacilos são candidatas a futuros probióticos podendo futuramente ser utilizadas no desenvolvimento de produtos alimentícios e farmacêuticos.


Palavras-chave:  Probióticos, Susceptibilidade, Trato gastrintestinal, Viabilidade celular