XXI ALAM
Resumo:347-1


Poster (Painel)
347-1Otimização do Crescimento Celular da levedura Yarrowia lipolytica Visando a Obtenção de Massa Celular para a Bio-Oxidação do Limoneno
Autores:Roberta Trovao Santos (UEZO - Centro Universitário Estadual da Zona Oeste / FIOCRUZ - Instituto de Tecnologia em Fármacos/ Fundação Oswaldo Cruz) ; Joyce Salomão (FIOCRUZ - Instituto de Tecnologia em Fármacos/ Fundação Oswaldo Cruz) ; Juliane Alves (UFRJ - Instituto de Química/Universidade Federal do Ro de Janeiro) ; Ricardo S. S. Teixeira (UFRJ - Instituto de Química/Universidade Federal do Ro de Janeiro) ; Antonio Carlos Siani (FIOCRUZ - Instituto de Tecnologia em Fármacos/ Fundação Oswaldo Cruz) ; Maria Antonieta Ferrara (FIOCRUZ - Instituto de Tecnologia em Fármacos/ Fundação Oswaldo Cruz) ; Elba Pinto da Silva Bon (UFRJ - Instituto de Química/Universidade Federal do Ro de Janeiro)

Resumo

Yarrowia lipolytica é uma levedura estritamente aeróbica, eucariótica, do reino Fungi, pertencente a classe dos Ascomicetos, subclasse Hemiascomicetos, anteriormente conhecida como Candida lipolytica. Este microrganismo vem sendo utilizado em nossos laboratórios para a bioconversão do limoneno em ácido perílico, substância que apresenta atividade antitumoral. O presente trabalho tem como objetivo utilizar técnicas de planejamento experimental para otimizar o crescimento do microrganismo variando o pH inicial e a concentração dos componentes do meio YMB (extrato de levedura 3,0 g/L; extrato de malte 3,0 g/L; peptona 5,0 g/L; glicose 10,0 g/L), meio empregado para a obtenção da biomassa celular utilizada na bioconversão. A linhagem de Y. lipolytica ATCC 18942 foi cedida pelo INCQS/FIOCRUZ. Foi realizado um ensaio prévio em meio YMB tamponado com tampão fosfato de sódio 100 mM para verificar o valor de pH (5,0, 6,0 ou 7,0) mais adequado ao crescimento celular. As concentrações dos componentes do meio de culturas testadas em meio tamponado pH 6,0 foram (em g/L): extrato de levedura (1, 3 e 5); extrato de malte (1, 3 e 5); peptona (3, 5 e 7) e glicose (5, 10 e 15). Os cultivo foram conduzidos a 28° C, 200 rpm por 48 h, tendo sido retiradas alíquotas em diversos tempos para quantificação da massa celular e da glicose e determinação do pH. Todos os cultivos foram precedidos de um pré-inóculo cultivado em meio YMB por 24 h nas mesmas condições. Os resultados obtidos foram muito semelhantes para todos os valores de pH testados. Assim, optou-se pelo uso do pH 6,0, já que este corresponde ao pH do meio YMB sem tamponamento. A concentração de glicose e de extrato de levedura foram significativas em 48h e apresentaram efeito positivo no crescimento celular. A concentração de peptona foi significativa com efeito positivo apenas com 27h de crescimento celular, enquanto que o extrato de malte não foi significativo e não apresentou efeito no crescimento celular nos tempos de amostragem estudados.


Palavras-chave:  Yarrowia lipolytica, Limoneno, Bio- oxidação, Otimização do crescimento celular